Lista dos clubes amadores da Baixada Santista
 
 
Santos é tri da Libertadores  
Duelo entre Neymar e Messi  
Muricy mereceu o título  
Neymar faz história na Vila  
Neymar e Ganso até 2015  
Ver todas as notícias  
 
Renan Prates Renan Prates
Timão, na moral
 
Pepe

José Macia Pepe
Bombas de alegria

 

 
Ednilson Valia Ednilson Valia
Amor corintiano
 

Gustavo Grohmann

Gustavo Grohmann
Messi na Copa
 
global Coluna do Leitor
Homenagem ao Pelé
 
     
 
 
Ver todos os colaboradores
  Gustavo Grohmann Personal Trainer

Luiz Umbuzeiro

Formado em Educação Física pela Unimes, mestre em artes marciais chinesas. É personal trainer com ênfase em nutrição desportiva.



email: luizumbuzeiro@hotmail.com


  Santa musculaçao
 
Arquivos

Emagrecimento
Musculação







 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hoje, a  musculação é uma das atividades mais recomendadas, seja para emagrecer, aumentar ou definir a musculatura, como também evitar lesões e até tratá-las, além de ficar “sarado”  com um corpo forte, saudável e bonito.

Desde que seja bem orientada por um professor de educação física, esta atividade pode trazer grandes benefícios para todos, desde adolescentes até idosos.

Infelizmente, muitas pessoas evitam fazer exercícios com peso, pois têm receio e até medo de ficarem musculosas demais. Saiba que você somente ganhará músculos volumosos se você quiser, por isso é importante uma boa orientação que esteja de acordo com o seu interesse e necessidade.

Veja alguns benefícios que a musculação pode trazer:

Praticando musculação regularmente, há uma enorme melhora na parte estética, pois trabalhando os músculos você irá modelar o seu corpo, deixando-o mais firme e bonito. A gordura é disforme. Em excesso deixa o corpo deformado. A musculação ajuda a eliminar gordura e aumenta a massa muscular fazendo com que você fique mais bonita.

Você pode aumentar muito a sua força muscular, tornando-se uma pessoa mais forte. Você estará exercitando não só o corpo, mas também seu cérebro que fica mais eficiente junto ao sistema nervoso central, melhorando as respostas neurofisiológicas que otimizam o comando da massa muscular.

A musculação torna o coração mais saudável. Até pouco tempo, apenas as atividades aeróbicas eram recomendadas para a saúde cardíaca, mas isto vem mudando. A musculação treina o coração para esforços intensos, enquanto os exercícios aeróbios preparam o coração para atividades suaves e prolongadas. Quando a pessoa fortalece os músculos, a freqüência cardíaca, e a pressão arterial, sofrem menos com o esforço.

A musculação melhora a postura, pois a maioria dos casos de dores nas costas está relacionada à fraqueza muscular e à falta de flexibilidade. Assim sendo, o trabalho com peso é indicado nestes casos, pois os músculos (que sustentam os ossos) se tornam mais resistentes.

Você vai melhorar a sua auto-estima, ficando mais bonita (o), ágil, saudável e confiante.

Melhora o sono.

A musculação rejuvenesce e mantém a jovialidade. A partir dos 30 anos, nós começamos a perder massa muscular. E podemos perder até 30% de massa magra até os 80 anos. Todos nós envelhecemos, mas quem faz musculação retarda este envelhecimento amenizando a perda muscular.

A musculação ajuda a emagrecer. Todos os exercícios ajudam no emagrecimento, em todos ocorre um gasto calórico, uns menos, outros mais. O exercício com pesos apresenta importante papel, pois há um gasto calórico durante o treinamento, no descanso (fase de regeneração das fibras musculares degradadas) e ainda aumenta a taxa metabólica basal.

Com a musculação, você vai amenizar muito a celulite, pois aumentando a massa muscular, sua pele (em cima do músculo) fica mais lisa. A redução da gordura não melhora a aparência da pele. Ela pode ficar flácida e cheia de furinhos, mas se você fizer exercícios com pesos, evitará a flacidez e definirá os músculos, minimizando a celulite.

Você pode evitar doenças, entre elas:

Osteoporose - A musculação estimula a produção de células ósseas fixando cálcio e aumentando a densidade óssea. Atividades aeróbias de impacto , como a corrida, também oferecem este benefício, mas os exercícios com peso são mais seguros para as articulações.
Artrose (desgaste das articulações) - Quando os músculos são fortalecidos, propiciam maior estabilidade as articulações, promovendo menor desgaste entre os ossos.
Diabetes - Quanto maior é a massa muscular, mais o organismo queima glicose (substância que em excesso no sangue causa diabetes).

Fale com o colunista: luizumbuzeiro@hotmail.com

 

 
www.giginarede.com.br - Todos os direitos reservados © 2009