Lista dos clubes amadores da Baixada Santista
 
 
Santos é tri da Libertadores  
Duelo entre Neymar e Messi  
Muricy mereceu o título  
Neymar faz história na Vila  
Neymar e Ganso até 2015  
Ver todas as notícias  
 
Renan Prates Renan Prates
Timão, na moral
 
Pepe

José Macia Pepe
Bombas de alegria

 

 
Ednilson Valia Ednilson Valia
Amor corintiano
 

Gustavo Grohmann

Gustavo Grohmann
Messi na Copa
 
global Coluna do Leitor
Questão cultural
 
     
 
 
Ver todos os colaboradores
  Vila Atlântica Futebol Clube
 

História de uma Paixão: por Álvaro Andrade

"No ano de 1949, uma turma de trabalhadores da Companhia Imobiliária Atlântica, uniram-se com a rapaziada que morava ali no fundão do Marapé, com a finalidade de criar uma agremiação de esporte e lazer para as famílias do local.

 A idéia com o tempo foi ganhando consistência, devido às peladas de rua que diariamente acontecia após o expediente de trabalho. Essas peladas eram realizadas na Avenida Moura Ribeiro, junto à subida do Morro da Nova Cintra, onde hoje passa o canal.

Foi assim que no dia 08 de maio de l949, um grupo de amigos formado pelos senhores:  Antonio de Almeida, Álvaro de Andrade, Álvaro Dias, Abílio Ferreira, Jair Agostinho Tostes, Armindo Fernandes, Antonio Simões, Cláudio Ferreira. José Joaquim Fernandes e outros se reuniram na casa do Sr. Joaquim Andrade Jr. localizada no Morro do Marapé- Ligação 4, formaram uma chapa única para a fundação da agremiação, a qual batizaram com o nome de Vila Atlântica Futebol Clube. Vários assuntos foram pautados como: valores das mensalidades, cores da agremiação, a constituição da primeira diretoria que ficou assim composta: Presidente Antonio de Almeida; Secretário Álvaro Dias; Tesoureiro Álvaro de Andrade; Diretor Esportivo Abílio Ferreira e Diretor Social Antonio Simões.

Para a escolha das cores criou-se uma polêmica em função das preferências de orintianos, são paulinos e palmeirenses e, como não havia nenhum torcedor do Juventus decidiu-se, então para não haver confusão, pelas cores grená e branco.

Quanto ao escudo somente após três dias da fundação é que por sugestão do Sr. Mauro Francisco Calhau o distintivo baseou-se na estrela da Texaco, distinguindo-se apenas pela inclusão de uma bola de futebol ao seu centro.

As atividades do clube aquela época restringiam-se às partidas de futebol que se realizavam aos domingos à tarde no campo do Sul América ao pé do morro. E como era hábito naquele tempo, quase sempre a delegação era acompanhada de moçoilas chefiadas pela madrinha do clube que abrilhantavam as excursões. Nos domingos à noite aconteciam os bailinhos na padaria Nova Era, no salão do Bar Madeira e no chalé do tio Leonel e, às vezes na Humanitária. Já os festivais de aniversário se davam na casa do tio Maneco, com festas juninas, onde se formavam as quadrilhas, pulavam a fogueira, enfim uma felicidade só."

Já em minha fala, quero enaltecer o trabalho que me foi apresentado por Álvaro de Andrade, o Né. Simplesmente espetacular o carinho e o zelo  como eram tratados os jogadores e a própria administração do Vila Atlântica.  A forma de sua apresentação facilitou e muito esta  publicação. Portanto, está de parabéns o Né preocupado em deixar registrado nos anais da história da várzea de Santos o seu clube de coração.

Vila Atlântica F.C

Vila Atlântica F.C
Jogo ocorrido em 06/05/1951 onde o Vila derrotou o E.C Barreiros por 4 x 2

Vila Atlântica F.C

Vila Atlântica F.C
(Neste jogo o Vila Atlantica derrotou o Porto e Vela por 1x0, gol de Gambá)

Vila Atlântica F.C

Vila Atlântica F.C

Vila Atlântica F.C

Vila Atlântica F.C

Vila Atlântica
Vila 1 x 0 Nove de Julho - Gol de Rogério - 28-7-57

Vila Atlântica

Vila Atlântica

Vila Atlântica

Vila Atlântica

Vila Atlântica

Festa do Vila Atlântica
Festa de aniversário do Vila Atlântica no Clube Rio de Janeiro. Miro (ex-jogador do clube que gentilmente cedeu fotos valiosas para o site) junto com Zazá, Carmen e Judith

 

  Clique nas fotos para ampliar
 
Vila Atlântica F.C Vila Atlântica F.C Vila Atlântica F.C
     
Vila Atlântica F.C   Vila Atlântica F.C
   
 
 
www.giginarede.com.br - Todos os direitos reservados © 2009