Lista dos clubes amadores da Baixada Santista

 

 
 
Santos é tri da Libertadores  
Duelo entre Neymar e Messi  
Muricy mereceu o título  
Neymar faz história na Vila  
Neymar e Ganso até 2015  
Ver todas as notícias  
 
Renan Prates Renan Prates
Timão, na moral
 
Pepe

José Macia Pepe
Bombas de alegria

 

 
Ednilson Valia Ednilson Valia
Amor corintiano
 

Gustavo Grohmann

Gustavo Grohmann
Messi na Copa
 
global Coluna do Leitor
Homenagem ao Pelé
 
     
 
 
Ver todos os colaboradores
  Gigi

Carlos Alberto Mano Prieto - ( Gigi)

contato: carlosprieto@giginarede.com.br

   
Diz que eu fui por aí
 

corrupção

 

FCPA – OECD – UK BRIBERY ACT2010. Você deve estar apreensivo para saber o significado destas siglas, aliás, uma mania advinda dos tecnocratas já de há muito tempo.

Na continuação de sua curiosidade, apenas digo que dessas siglas o político e alguns empresários brasileiros, fugirão delas que nem o diabo da cruz, ou então, não obedecerão ipsis literis  a expressão: “nada se cria tudo se copia”, embora nossa legislação preveja sansões em diversas áreas, como também somos signatários da OECD.

Elas simplesmente correspondem a órgãos criados pelo Reino Unido para combater a corrupção em todos os seus níveis, seja ativa ou passiva, o que quer dizer: corrupção ativa o ato de subornar, e corrupção passiva é o ser subornado.

Então vou matar de vez a sua curiosidade. Obviamente que me dirijo aos incautos sobre o assunto, mesmo por que os “entendidos” já estão carecas de saber.

FCPA (Foreign Corrupt Practices Act – em vigor desde 1977) – Convenção sobre o Combate à Corrupção de Funcionários Públicos Estrangeiros em Transações Comerciais Internacionais da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OECD (em vigor desde 1999), ambas com alcance em diversas jurisdições.

E, a partir de julho de 2011 passará a vigorar a Lei UK BRIBERY ACT 2010, em substituição a diversas leis britânicas anticorrupção, criando assim um tipo de couraça contra a corrupção ao redor do mundo.

Portanto, os corruptos internacionais que se cuidem e fiquem espertos ao seu conhecimento porque ela terá uma abrangência extraterritorial. Acho bom, o tido como sabichão e bom de negócio ficar atento mesmo, o de dentro e também o de fora do Reino Unido. Importante seria se inteirar dessa UK porque ela é aplicável tanto para o setor público como para o privado.

Para facilitar, já que muitos estão acessando o Google, é só entrar no site: http://www.legislation.gov.uk/ukpga/2010/23/contents

Esta matéria é uma síntese sobre um comentário, por sinal brilhante,  de Silvânio Covas – Mestre em Direito pela PUC/SP e Diretor Jurídico da Serasa Experian Legal para América Latina, publicada na Tribuna do Direito em junho de 2011. 

Outro assunto assustador, foi à reportagem da Veja desta semana sobre a corrupção, em que revela as mazelas das licitações governamentais em relação as suas “taxas referenciais”. E a minha filha, ao ler a matéria me perguntou: Pai, e daí! E eu simplesmente respondi: a única coisa que sei é que esse seu “e daí” só me faz lembrar do samba "Diz que eu fui por aí", composto pela dupla Zé Kety e Hortêncio Rocha.

Abraços do Gigi

Clique aqui para visualizar todas as crônicas
www.giginarede.com.br - Todos os direitos reservados © 2009