O Walter Praia Clube teve origem na praia do Gonzaga, reduto da maioria de seus componentes, nos idos de 1970, quando, nos finais de semana, independente de sol e chuva, quatro adolescentes e um adulto iniciaram um bate-bola informal. Com o passar do tempo e o crescimento do grupo, veio a idéia da fundação de um clube de praia com o fim específico da prática de futebol, bem como da promoção de reuniões sociais. Assim nascia o clube, cuja fundação ocorreu em 08 de setembro de 1970. Suas cores oficiais são azul, vermelho e branco.
Dessa época aos dias atuais, o clube promove seus jogos na praia do Gonzaga aos sábados à tarde, no espaço da praia situado nas proximidades da Rua Jorge Tibiriçá. Algumas figuras ilustres do esporte já passaram por esse clube, como Rogério Sampaio e o Rodrigão.
O clube possui 40 sócios, todos praticantes de futebol, com idade média de 40 anos. O clube é regido por um regulamento interno que orienta todas as suas atividades.
O ponto de encontro é na sorveteria La Basque. No final de ano, há sempre uma grande festa, da qual participam o conjunto dos sócios e seus familiares.
Essas informações foram prestadas por Walter Veiga, advogado. Em sua homenagem o seu nome foi adotado para a denominação do clube. Walter dá o seguinte depoimento:
"São 30 anos de amizade que se prolongam até esta data. O clube é para mim tudo o que sempre desejei, uma vez que pratico futebol desde os 8 anos de idade, nas manhãs esportivas do Santos Futebol Clube. Assim o futebol sempre fez parte da minha vida, apesar de ter praticado outros esportes que utilizam bola, como o basquete, vôlei e o tamboréu. Enquanto tiver saúde e disposição para o futebol de praia, jamais deixarei de praticá-lo, pois isso só tem me feito bem em todos os aspectos de minha vida"
Fonte: Célio Nori - Boleiros da Areia |