Lista dos clubes amadores da Baixada Santista
 
 
Santos é tri da Libertadores  
Duelo entre Neymar e Messi  
Muricy mereceu o título  
Neymar faz história na Vila  
Neymar e Ganso até 2015  
Ver todas as notícias  
 
Renan Prates Renan Prates
Timão, na moral
 
Pepe

José Macia Pepe
Bombas de alegria

 

 
Ednilson Valia Ednilson Valia
Amor corintiano
 

Gustavo Grohmann

Gustavo Grohmann
Messi na Copa
 
global Coluna do Leitor
Questão cultural
 
     
 
 
Ver todos os colaboradores
  Comercial Santista F. Clube
   
  Criado em 4 de abril de 1932 e funcionando na antiga Vila Parisi, o time de futebol cubatense foi lembrado pelo jornalista Hamleto Rosato em sua coluna A Tribuna nos anos 60 referente ao dia 16 de setembro de 1963, uma segunda-feira. A nota a seguir foi reproduzida na edição de 16/9/2004 do jornal santista A Tribuna:

"O Comercial Santista F. Clube comemorou o seu 31º aniversário de fundação com vasto programa, que se desenvolveu com muita animação. A abertura das festividades foi na sede, na Vila Parisi, em Cubatão, e contou com a presença de numerosa assistência, incluindo-se autoridades civis e militares. No festival esportivo, a prova de honra foi disputada entre o Comercial e o Excelsior, com vitória do primeiro por 4 a 0, que jogou com Grasseto, Elci, Natanael e Louzada; Luiz e Quelu; Maneco, Vitalino, Julinho, Dito e Cabeção. O pontapé inicial foi dado por Mário Ruivo, presidente da Comissão Central de Esportes de Cubatão".

Cores: vermelho / branco
Estádio: José Geraldo Guiolosa (também conhecido como Vila Fabril)
Histórico: O clube foi fundado por funcionários e com apoio dos diretores da Companhia Santista de Papel. Marcou presença no futebol amador de sua cidade, se destacando como uma das principais forças do litoral santista. Com a venda da companhia para a Votorantim, o desinteresse pelo clube levou a sua extinção no início dos anos 90. O estádio ainda existe, mas totalmente abandonado, sendo usado pelos poucos moradores que ainda residem na Vila Fabril.

Em 1965 a equipe do COMERCIAL SANTISTA FUTEBOL CLUBE de Cubatão escreveu o capítulo mais importante de sua história ao sagrar-se vice-campeã do interior. Foi uma campanha espetacular, que se inciou em 1965 e só terminou em 1966.


mercial Santista F.C
O time do Comercial, num jogo na Vila Fabril, em imagem de meados do século XX, não datada. (Foto cedida a Novo Milênio por Wagner Legramanti, de Cubatão)

Em setembro de 1956, os times de amadores do Comercial e do Santos F.C. jogaram no campo do time cubatense, na Fabril. De pé, nesta foto (abaixo), o quarto da esquerda para a direita era o jogador Gasolina, que depois ficaria conhecido mundialmente como Pelé, e que naquele dia jogaria sua primeira partida oficial com a camisa do Santos F.C.:

mercial Santista F.C
Foto publicada no caderno especial Cubatão 56 anos de Emancipação
do jornal cubatense Acontece, em 8 de abril de 2005

A mesma foto, vista em detalhes:
mercial Santista F.C
mercial Santista F.C

Em 19 de janeiro de 2007, o jornal santista A Tribuna registrou, na seção Imagem do passado:

mercial Santista F.C
A foto, pertencente a Antônio Carlos Pascoal, mostra o time do Comercial Santista Futebol Clube, campeão do Torneio Relâmpago 1949. Da esquerda para a direita estão: em pé - Seo Rosa, Raul, Nunes, Manoel, Vadico, Manoel Bigode, Fubeca e Tonico Pascoal (treinador). E, agachados - Lica, Mario Cascardi, Antônio Cunha, Titinho, Nelson e Bebeco

Fonte: Jornal Eletrônico Novo Milênio e Blog História do Futebol por Julio Diogo
Galeria de imagens (clique na foto para ampliar)
 
Comercial Santista Comercial Santista Comercial Santista Comercial Santista Comercial Santista
Comercial Santista Comercial Santista Comercial Santista Comercial Santista Comercial Santista
  Comercial Santista Comercial Santista Comercial Santista  
         
         
 
www.giginarede.com.br - Todos os direitos reservados © 2009