A 27 de setembro de 1939, era fundado em Santos, o CLUBE ATLÉTICO LANUS, devendo-se o acontecimento à iniciativa de um grupo de esportistas que se reuniram, naquela data, no prédio de nº. 152, da Avenida Ana Costa, no bairro da Vila Mathias. Essa reunião foi presidida por Francisco de Carvalho Alves e secretariada por Roberto dos Santos Caboclo.
Antonio Wilson Graner Gonçalves, presente à reunião, sugeriu o nome de Clube Atlético Lanus, que foi aceito, tendo discursado sobre o ato o associado Roberto Mantovani. A seguir, foi procedida a eleição da primeira diretoria que passaria a reger os destinos do clube, ficando esta constituída pelos membros: Presidente, Antonio Wilson Graner Gonçalves; Vice-Presidente, Irineu Alonso; 1º. Secretário, Lauro de Carvalho Alves; 2º. Secretário, Hélio Waldir Pavanelli; 1º. Tesoureiro, Adriano do Amaral; 2º. Tesoureiro, Paulo de Brito Simões; 1º. Diretor Esportivo, Tertuliano da Silva Batista Jr.; 2º. Diretor Esportivo, Aristides Teixeira.
A reunião de fundação do C.A. Lanus contou com a presença dos senhores: Francisco de Carvalho Alves, Roberto dos Santos Caboclo, Clevovano Azevedo Caboclo, Irineu Alonso, Antonio Wilson Graner Gonçalves, Luiz Moura, Francisco Mendes, Antônio Aguiar, Paulo de Brito Simões, Lauro Carvalho Alves, Oswaldo Gomes, Aristides Ribeiro, Tertuliano da Silva Batista Jr., Américo Nascimento, Adriano do Amaral, Lídio Buchmann, Luiz de Oliveira Carvalho, Aristides Teixeira, Luiz Coelho Martinez, Dr. Agostinho Ferramenta da Silva, Álvaro Nunes, Durval Naides Fernandes, Othon Martins do Amaral, Honal de Oliveira, Gil Matos, Paulo de Faro Freire, Nelson Alonso, Silvio Martins Neto, Carlos Figueiredo, Lauro Diegues, Manuel Machado, Waldemar Aguiar, Plínio dos Santos Caboclo, Mario de Carvalho Alves, Hélio Waldir Pavanelli, Augusto Mendes e João Cunha Bueno, que são considerados os fundadores da agremiação. (Fonte: F.P.F)
O Lanus foi campeão da divisão varzeana em 1944, e no mesmo ano, campeão dos campeões, tendo sido campeão do Torneio de Veteranos em 1978. Como a maioria dos clubes da Vila Mathias, com o passar dos tempos e com o desaparecimento dos campos de várzea, o Lanus foi diminuindo sua participação nos campeonatos.
Entre os muitos jogadores que sairam das equipes do Lanus para o profissionalismo, destacam-se dois centroavantes: Odair, um dos maiores artilheiros do Santos F.C e Paulo Cesar de Araujo, o Pagão, que formou com Pelé uma das grandes duplas de área, não só de futebol brasileiro mas do futebol mundial.
|