Aparecem como fundadores do CLUBE RECREATIVO VASCO DA GAMA, da Rua Guararapes, em Santos, os esportistas Ivo da Costa Ferreira, Ruperto Dias de Lima, Ayrton Francisco Silva, Mário Fernandes Ribeiro e Amilcar Dias de Lima, que estiveram reunidos a 16 de outubro de 1944, traçando diretrizes para a estruturação do clube que viria a integrar o panorama esportivo santista.
Credenciado por sua filiação junto à Liga de Futebol Amador de Santos e Federação Paulista de Futebol, o C.R Vasco da Gama disputava o Campeonato da Divisão Principal de Amadores. Por este certame, classificou-se como Vice-Campeão, em 1954, conquistando, ainda, o título de Vice-Campeão na categorial juvenil; em 1955, conquistou o título de Campeão da Divisão Principal, foi Campeão do Torneio Misto e Vice-Campeão do Torneio Início, principal e juvenil. Em 1956, venceu o Torneio Início da Divisão Principal e, em 1959, foi Campeão da Divisão Principal da LFAS.
DIRETORIA: Presidente de Honra - Dr. Agostinho Ferramenta Silva; Presidente - Nelson Malavasi; Vice-Presidente - Eduardo Mendes; 1º. Secretário - Sergio Peres Lopes; 2º. Secretário - Prudêncio Gonçalves; 1º Tesoureiro - Bento Dias; 2º Tesoureiro - Bráulio Alcantara Júnior; Diretor Geral de Esportes - Mario Benencassi; diretor Esportivo - Nelson Marques; Diretor Social - Joel Gonçalves dos Santos e Juan Salgado; Presidente do Conselho - Augusto Saraiva.
Atualmente, o C.R Vasco da Gama encontra-se instalado, em sede própria, junto à Rua Carvalho de Mendonça, nº. 379, com um número limitado de sócios. É o único grêmio amador que possui um atleta, Mário Fernandes Ribeiro, detentor de todos os títulos amadores de futebol da cidade.
Fonte: F.P.F e Novo Milenio |