Lista dos clubes amadores da Baixada Santista
 
 
Santos é tri da Libertadores  
Duelo entre Neymar e Messi  
Muricy mereceu o título  
Neymar faz história na Vila  
Neymar e Ganso até 2015  
Ver todas as notícias  
 
Renan Prates Renan Prates
Timão, na moral
 
Pepe

José Macia Pepe
Bombas de alegria

 

 
Ednilson Valia Ednilson Valia
Amor corintiano
 

Gustavo Grohmann

Gustavo Grohmann
Messi na Copa
 
global Coluna do Leitor
Homenagem ao Pelé
 
     
 
 
Ver todos os colaboradores
  Esporte Amador Santista e Cia
 
  Esporte e Cia

Olá pessoal. Finalmente consegui encontrar um espaço para contar minhas histórias e tentar preservar a memória do esporte amador de Santos e do futebol de várzea. Como todos estão carecas de saber este último está em pleno processo de extinção.

Essa modernidade até que é uma coisa muito boa. Pensei em fazer um site, muito caro. Falei e pesquisei do interesse com várias pessoas e nada. Falei, falei, expliquei, dei a entender, subi, desci e quando estava perdendo a minha pouca paciência surgiu à idéia de criar um blog. Na hora, pensei: blog? Ah! Lá vem outra bomba para me espezinhar a paciência. Eu não tenho mais idade pra aprender o "informatiquês" e não entendo bulhufas de programação. É muita informação pra minha cabeça e não era isso que eu queria.

 

Conversando com uma pessoa amiga fiquei convencido de que a única saída era essa, até porque era "de grátis", como dizemos na gíria. Ouvi atentamente e não é que fiquei animado? Quando pensava que não tinha mais nada pra aprender, eis que surge o computador de quem serei seu escravo por um bom tempo. Ainda não domino bem essa engenhoca, mas, até que não é tão complicado assim. Passado o susto, tratei de reunir minhas idéias novamente e calcei as chuteiras para dar o pontapé inicial.

Minha história com o esporte amador é antiga, e quem me conhece sabe bem do que estou falando. Reuni todo meu acervo, digitalizei mais de 1000 fotos, conversei com amigos que confiaram em mim e cederam material para alimentar este projeto. Então, respirei fundo e, finalmente, me enchi de confiança e aqui estou.

É o meu desejo, além de homenagear uma gama de atletas amadores que tanto colaboraram para o engrandecimento do esporte santista, também, prestar honrarias àquelas pessoas mais humildes que de certa forma se entregaram de corpo e alma para o sucesso de seus clubes. Na verdade, incluem-se treinadores, roupeiros (na várzea... "carregadores de saco e bola"), lavadeiras, que muita vezes, as próprias esposas, e até mesmo jogadores que não conseguiram brilhantismo, mas, que tiveram méritos em suas conquistas. Teremos muitos "causos”, curiosidades e já estou pensando em fazer alguns vídeos.

Criei uma galeria dos atletas considerados "Os fora de série" e "Os fora da lei”, que será editada todo mês e garanto que será muito interessante.
Então teremos: blog (texto), flog (fotos) e vlog (vídeos)... É pessoal, estou me sentido o próprio Bill Gates, da periferia!

Agradeço se deixar um comentário e espero contar com sua colaboração no envio de seus acervos e "causos". Portanto, não se preocupem com a forma de sua redação, pois, ela será revisada por nosso editor. Enfim, o sucesso deste Blog depende exclusivamente de você.
Este blog servirá como preparativo àquilo a que me proponho fazer futuramente, que seria a montagem do MUSEU VIRTUAL DO ESPORTE AMADOR DE SANTOS. Meu sonho maior!.

Abraços a todos! Gigi.


 
  Clique aqui para visualizar todas as crônicas
www.giginarede.com.br - Todos os direitos reservados © 2009