Lista dos clubes amadores da Baixada Santista
 
 
Santos é tri da Libertadores  
Duelo entre Neymar e Messi  
Muricy mereceu o título  
Neymar faz história na Vila  
Neymar e Ganso até 2015  
Ver todas as notícias  
 
Renan Prates Renan Prates
Timão, na moral
 
Pepe

José Macia Pepe
Bombas de alegria

 

 
Ednilson Valia Ednilson Valia
Amor corintiano
 

Gustavo Grohmann

Gustavo Grohmann
Messi na Copa
 
global Coluna do Leitor
Questão cultural
 
     
 
 
Ver todos os colaboradores
  Álvaro de Andrade - (Né)
 
  Alvaro de Andrade (Né)

Álvaro de Andrade, o Né, ex-jogador da várzea santista, nascido em 15 de fevereiro de 1932, foi goleiro juvenil do Clube Atlético Vila Henedina; do 1º quadro do Sul América Futebol Clube; do S.M.T.C Atlético Clube; lateral direito pelo Afonso Pena Futebol Clube e, ainda, centroavante do Primavera Futebol Clube, de São Vicente.
Viveu 49 anos com Floriscena Pereira Andrade, já falecida, e desta relação tiveram dois filhos: Alvinho, que mora em São Carlos-SP, e Adelaide, falecida em 2006.

 

Em 1949, ajudou a fundar o Vila Atlântica Futebol Clube e foi a partir daí que nasceu a sua grande paixão pelo clube. Foi tesoureiro, presidente, secretário, diretor de esportes e jogador "curinga", como ele mesmo se define.

No Vila Atlântica podia ser comparado com o jogador Lima do Santos F. Clube, pois atuava em quase todas as posições. Se lhe faltava técnica, sobrava raça e disposição (suas maiores características) para defender as cores grená e branca do seu time de coração. Com essa postura, tornou-se um ídolo de sua torcida.

Além dos clubes citados, Né não desprezava jogar partidas de futebol por outras agremiações. Jogava no Grêmio São Luiz e no Sub-Estação 8, sem nunca prejudicar a sua participação nos jogos do Vila Atlântica, seu time preferido.

Quando perguntei sobre quem seria o melhor jogador ou time varzeano da época, me disse ser quase impossível apontar qualquer um que seja, pois havia uma quantidade enorme de bons times e jogadores. Por exemplo: quando jogava pelo Sul América F.C eles eram quase imbatíveis em seu campo, tanto que usavam uma expressão muito comum à época: “britador da várzea”. Portanto, não havia um visitante, sequer, que não fosse “britado” em suas hostes.
 
Funcionário aposentado da Codesp, atualmente, além de atleta, é técnico da Seleção Santista de Malha. Participou de vários Jogos Abertos de Interior, conquistando por duas vezes o título de campeão, e por três vezes vice-campeonatos.

 

Sul América FC

Vila Atlântica F.C

Vila Atlântica F.C

Vila Atlântica F.C

Vila Atlântica F.C

Vila Atlântica F.C

Vila Atlântica F.C

 

 
 
www.giginarede.com.br - Todos os direitos reservados © 2009