Lista dos clubes amadores da Baixada Santista
 
 
Santos é tri da Libertadores  
Duelo entre Neymar e Messi  
Muricy mereceu o título  
Neymar faz história na Vila  
Neymar e Ganso até 2015  
Ver todas as notícias  
 
Renan Prates Renan Prates
Timão, na moral
 
Pepe

José Macia Pepe
Bombas de alegria

 

 
Ednilson Valia Ednilson Valia
Amor corintiano
 

Gustavo Grohmann

Gustavo Grohmann
Messi na Copa
 
global Coluna do Leitor
Questão cultural
 
     
 
 
Ver todos os colaboradores
  Jorge do Amaral Conceição
 
  Jorge Amaral

Jorge do Amaral Conceição, mais conhecido por Jorge Amaral, nascido em Santos, no dia 07 de março de 1949, é um jogador que se encaixa perfeitamente no ditame: “todo canhoto é por excelência bom de bola”.

Além das próprias qualidades técnicas conseguiu aliar uma raça invejável ao seu desempenho.

 

Essa mistura de craque com valentia fez com que fosse convidado para jogar em diversos clubes da várzea santista. Passou pelo glorioso Leão do Macuco, o Jabaquara, chegando até os aspirantes do Santos Futebol Clube, onde desistiu do profissionalismo pela necessidade de um emprego mais sólido.

Jorge me contou um fato curioso sobre a existência de um time de futebol chamado Universo F.C., situado atrás da firma Gelinda, nas Casas Populares do bairro do Macuco, onde é hoje a Citrosuco, formado na sua maioria por seus parentes: Alberto Darico e Roberto Pires, seus tios, Cholica e Aguinaldo, seus primos.

Gostaria de falar um pouco sobre o Roberto Pires, mais conhecido como Tabaco, que por sinal estou em sua busca para saber mais um pouco da história de nossa várzea. Sei o quanto ele representou não só como jogador, mas também como um dos árbitros mais respeitados da várzea, e também do futebol de praia.  

Mas, voltemos ao nosso herói. Agora eu entendo o porque de toda valentia do Jorge: também, jogando na retaguarda com o seu tio, Tabaco, até eu colocaria as garras de fora.

Outro fato interessante em sua vida, e que se tornou uma das suas grandes satisfações, foi quando jogou pelo XI Santista do Macuco, com apenas 16 anos. O presidente do time era seu tio Alberto, e o centro-avante Chola e o quarto-zagueiro Dica eram seus primos.

Em 1965 e 1966 o XI Santista tinha o seguinte time: Genésio (goleiro) - Maneco do Cascalho (lateral direito) - Sinininho (beque central) - Zé da Onda ou Mauro (quarto-zagueiro) - Dico (lateral-esquerdo) - Dedé (volante) - Jorge Amaral (meio esquerda) - Sapucaia (ponta direita) - Mimi (meia direita) - Jorge Mandrake (centro avante) - Pelezinho (ponta esquerda).

Jorge Amaral atuou pelos seguintes clubes varzeanos:

Sociedade Esportiva Itapema,  Itapema F.C., Cruz de Malta F.C.,  XI Santista do Macuco, G.R. Brasil (Escola de Samba Brasil),  S.E.Barreiros, E.C. Pátria,  Alvi Verde F.C., Brasil F.C.- E.C. Canadá (Canal 5) - Paulista F.C. (Casas Populares do Macuco) -  Ébano, Paquetá,  São Vicente F.C. - São Paulinho (S.Vicente) - Lanus - Cunha Moreira - Vasquinho (Campo Grande).

Futebol de praia:
Alvi Verde F.C. - Caravelas - Orquidário - Campos Mello – Náutico

Futebol profissional:
Jabaquara A.C. ( até o profissional ) e Santos F.C. ( até os aspirantes )

 

Jorge Amaral

Cruz de Malta FC
Cruz de Malta FC

Jorge Amaral

Jorge Amaral

Alvi Verde

Campos Melo FC

Náutico PC

XI Santista do Macuco

Vasquinho da Vila

Vasquinho da Vila

Maritima F.C

E.C Pátria

Ponte Preta

Portuguesa Santista

Jorge Amaral

Jorge Amaral

   
CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA AMPLIAR
 
  Jorge Amaral Jorge Amaral Jorge Amaral Jorge Amaral
 
Jorge Amaral Jorge Amaral Jorge Amaral Jorge Amaral
 
Jorge Amaral Jorge Amaral Jorge Amaral Jorge Amaral
 
Jorge Amaral Jorge Amaral Jorge Amaral Jorge Amaral
 
Voltar
www.giginarede.com.br - Todos os direitos reservados © 2009