Essa mistura de craque com valentia fez com que fosse convidado para jogar em diversos clubes da várzea santista. Passou pelo glorioso Leão do Macuco, o Jabaquara, chegando até os aspirantes do Santos Futebol Clube, onde desistiu do profissionalismo pela necessidade de um emprego mais sólido.
Jorge me contou um fato curioso sobre a existência de um time de futebol chamado Universo F.C., situado atrás da firma Gelinda, nas Casas Populares do bairro do Macuco, onde é hoje a Citrosuco, formado na sua maioria por seus parentes: Alberto Darico e Roberto Pires, seus tios, Cholica e Aguinaldo, seus primos.
Gostaria de falar um pouco sobre o Roberto Pires, mais conhecido como Tabaco, que por sinal estou em sua busca para saber mais um pouco da história de nossa várzea. Sei o quanto ele representou não só como jogador, mas também como um dos árbitros mais respeitados da várzea, e também do futebol de praia.
Mas, voltemos ao nosso herói. Agora eu entendo o porque de toda valentia do Jorge: também, jogando na retaguarda com o seu tio, Tabaco, até eu colocaria as garras de fora.
Outro fato interessante em sua vida, e que se tornou uma das suas grandes satisfações, foi quando jogou pelo XI Santista do Macuco, com apenas 16 anos. O presidente do time era seu tio Alberto, e o centro-avante Chola e o quarto-zagueiro Dica eram seus primos.
Em 1965 e 1966 o XI Santista tinha o seguinte time: Genésio (goleiro) - Maneco do Cascalho (lateral direito) - Sinininho (beque central) - Zé da Onda ou Mauro (quarto-zagueiro) - Dico (lateral-esquerdo) - Dedé (volante) - Jorge Amaral (meio esquerda) - Sapucaia (ponta direita) - Mimi (meia direita) - Jorge Mandrake (centro avante) - Pelezinho (ponta esquerda).
Jorge Amaral atuou pelos seguintes clubes varzeanos:
Sociedade Esportiva Itapema, Itapema F.C., Cruz de Malta F.C., XI Santista do Macuco, G.R. Brasil (Escola de Samba Brasil), S.E.Barreiros, E.C. Pátria, Alvi Verde F.C., Brasil F.C.- E.C. Canadá (Canal 5) - Paulista F.C. (Casas Populares do Macuco) - Ébano, Paquetá, São Vicente F.C. - São Paulinho (S.Vicente) - Lanus - Cunha Moreira - Vasquinho (Campo Grande).
Futebol de praia:
Alvi Verde F.C. - Caravelas - Orquidário - Campos Mello – Náutico
Futebol profissional:
Jabaquara A.C. ( até o profissional ) e Santos F.C. ( até os aspirantes ) |