Lista dos clubes amadores da Baixada Santista
 
 
Santos é tri da Libertadores  
Duelo entre Neymar e Messi  
Muricy mereceu o título  
Neymar faz história na Vila  
Neymar e Ganso até 2015  
Ver todas as notícias  
 
Renan Prates Renan Prates
Timão, na moral
 
Pepe

José Macia Pepe
Bombas de alegria

 

 
Ednilson Valia Ednilson Valia
Amor corintiano
 

Gustavo Grohmann

Gustavo Grohmann
Messi na Copa
 
global Coluna do Leitor
Questão cultural
 
     
 
 
Ver todos os colaboradores
  Osmar Baptista Silva
  Osmar Baptista Silva Osmar Baptista Silva, o Mazinho, um dos grandes nomes da natação santista, nasceu em Santos no dia 13/09/1939. É casado com Lais Baptista Silva, com quem tem 3 filhas.

Começou sua carreira esportiva competindo pelo Colégio Canadá no Campeonato Colegial de 1955, realizado nas dependências do Clube Internacional de Regatas, sob a supervisão do nosso querido Profº Guaraná da Costa Rodrigues.
 

Neste campeonato, Osmar ganhou a prova de 25m nado de costas, além de bater o recorde da competição. Ganhou também nos 25m borboleta, fazendo todo o percurso debaixo da água, já que naquela época era permitido.

Por esta sua proeza, acabou despertando o interesse do Clube Internacional de Regatas, que o convidou para fazer parte de sua equipe, sob a orientação do carismático técnico Adalberto Mariani, outro ícone da natação santista, e, mais tarde, com a assessoria técnica do lendário Profº Minoro Hirano.

Para se ter idéia do feito da equipe do Inter, até recentemente foi a única equipe de natação, fora das grandes capitais, a ser Campeã Paulista e Brasileira.

Em 1959, Osmar mudou-se para São Paulo e foi nadar pelo E.C Pinheiros, exemplo seguido por seus amigos Manoel dos Santos, Flavio Souzedo, Moacyr Rebello dos Santos e Maria Antonieta Gonçalves, grandes nomes da natação santista.

Títulos conquistados:

1956 - Campeão Santista de Natação de 100m, nado de costas, seu maior orgulho.

1957/1958 - Várias vezes Vice Campeão Paulista e Brasileiro dos 100m e 200m, nado de costas.  As provas que ele mais gostava de nadar eram os revezamentos.

Foi, por diversas vezes, Campeão Brasileiro nos revezamentos 4x100, 4 estilos e livre, e também nos 4x200m.

1957 - Campeão nos 100m. nado de costas, pelos Jogos Abertos de São Carlos.

Encerrou a carreira como nadador federado (hoje considerado profissional) em 1963, nadando pelo E.C. Pinheiros de São Paulo, ocasião em que precisou voltar para Santos, por motivos profissionais.

Veterano
Em 1980, voltou a competir pelo E.C. Pinheiros, categoria master, no Rio de Janeiro

Embora a categoria master tenha surgido nos anos 70, nos Estados Unidos, somente no verão de 1980 é que aconteceram as primeiras competições, na cidade do Rio de Janeiro, ainda na sua condição lúdica. Foi a partir daí que a Federação Aquática do Rio de Janeiro resolveu reunir um grupo de ex-nadadores e organizar oficialmente uma competição master na piscina do Clube de Regatas Flamengo.

Nessa ocasião, através de um ex-nadador carioca, foi feito o convite ao seu amigo paulista José Guilherme Bueno de Barros para formar uma equipe Master do E.C. Pinheiros de São Paulo, para disputar a competição de revezamento 4x50 160+, no Rio de Janeiro. A equipe foi formada por Osmar Baptista Silva (nado de costas), Tetsuo Okamoto (borboleta), José Guilherme Bueno de Barros (peito) e ainda Manoel dos Santos para fechar o revezamento nado livre, onde saíram vencedores.

Os cariocas não perderam a oportunidade para brincar com a situação. Imediatamente justificaram a derrota alegando que seus amigos paulistas trouxeram dois nadadores olímpicos para a disputa.

Na verdade, a natação categoria master teve sua consagração, em definitivo, com a fundação da ABMN – Associação Brasileira de Natação Master, a partir de 1984.

Voltando no tempo, segundo relato do próprio Osmar, havia uma rivalidade muito grande entre os Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, não só na natação, mas em todas as modalidades, das quais quase sempre os cariocas levavam vantagem. E foi pelos idos de 1958, com o potencial dos nadadores do Clube Internacional de Regatas de Santos, que a Federação Paulista de Natação, presidida por Henrique Nicolini, montou uma equipe para ganhar o Campeonato Brasileiro entre estados que seria realizado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O desejo de levar o título era tão grande que se concentraram por sessenta dias no Estádio do Pacaembu. Resultado disso foi que ganharam 80% das provas, tornando-se campeões brasileiros.

O porquê do nosso gosto pelo passado lembra Osmar, A partir daí, ganhar qualquer competição dos cariocas era quase sempre uma festa.

Títulos atuais

Após encerrar sua carreira, Osmar continuou participando de diversos campeonatos nacionais e internacionais.

Em 2009, conquistou o título de Campeão Sulamericano em Mar Del Plata - Argentina, 100m nado de costas e 50m nado livre, categoria de 70+ anos, e em 2010 e 2011 conquistou o Campeonato Estadual dos Jogos Regionais do Idoso, defendendo a cidade de Santos na categoria 70+, 25 m. nado livre.

Participou do 12º Campeonato Mundial de Natação Master da FINA, em Gottenburg, Suécia, junto com a equipe do E.C Pinheiros.

Pelo seu histórico esportivo, Osmar merece figurar na galeria dos privilegiados como um ícone do esporte santista. Um exemplo a ser seguido por seu amor e dedicação total ao esporte.

  Galeria de imagens
     
Osmar Bapitsta Silva Osmar Baptista Silva Osmar Baptista Silva
Osmar Baptista Silva Osmar Baptista Silva Osmar B. Silva
Osmar Baptista Silva Osmar Baptista Silva Osmar Baptista Silva
Osmar Baptista Silva Osmar Baptista Silva Osmar Baptista Silva
  Osmar Baptista Silva  
 
 
www.giginarede.com.br - Todos os direitos reservados © 2009