|
Neste campeonato, Osmar ganhou a prova de 25m nado de costas, além de bater o recorde da competição. Ganhou também nos 25m borboleta, fazendo todo o percurso debaixo da água, já que naquela época era permitido.
Por esta sua proeza, acabou despertando o interesse do Clube Internacional de Regatas, que o convidou para fazer parte de sua equipe, sob a orientação do carismático técnico Adalberto Mariani, outro ícone da natação santista, e, mais tarde, com a assessoria técnica do lendário Profº Minoro Hirano.
Para se ter idéia do feito da equipe do Inter, até recentemente foi a única equipe de natação, fora das grandes capitais, a ser Campeã Paulista e Brasileira.
Em 1959, Osmar mudou-se para São Paulo e foi nadar pelo E.C Pinheiros, exemplo seguido por seus amigos Manoel dos Santos, Flavio Souzedo, Moacyr Rebello dos Santos e Maria Antonieta Gonçalves, grandes nomes da natação santista.
Títulos conquistados:
1956 - Campeão Santista de Natação de 100m, nado de costas, seu maior orgulho.
1957/1958 - Várias vezes Vice Campeão Paulista e Brasileiro dos 100m e 200m, nado de costas. As provas que ele mais gostava de nadar eram os revezamentos.
Foi, por diversas vezes, Campeão Brasileiro nos revezamentos 4x100, 4 estilos e livre, e também nos 4x200m.
1957 - Campeão nos 100m. nado de costas, pelos Jogos Abertos de São Carlos.
Encerrou a carreira como nadador federado (hoje considerado profissional) em 1963, nadando pelo E.C. Pinheiros de São Paulo, ocasião em que precisou voltar para Santos, por motivos profissionais.
Veterano
Em 1980, voltou a competir pelo E.C. Pinheiros, categoria master, no Rio de Janeiro
Embora a categoria master tenha surgido nos anos 70, nos Estados Unidos, somente no verão de 1980 é que aconteceram as primeiras competições, na cidade do Rio de Janeiro, ainda na sua condição lúdica. Foi a partir daí que a Federação Aquática do Rio de Janeiro resolveu reunir um grupo de ex-nadadores e organizar oficialmente uma competição master na piscina do Clube de Regatas Flamengo.
Nessa ocasião, através de um ex-nadador carioca, foi feito o convite ao seu amigo paulista José Guilherme Bueno de Barros para formar uma equipe Master do E.C. Pinheiros de São Paulo, para disputar a competição de revezamento 4x50 160+, no Rio de Janeiro. A equipe foi formada por Osmar Baptista Silva (nado de costas), Tetsuo Okamoto (borboleta), José Guilherme Bueno de Barros (peito) e ainda Manoel dos Santos para fechar o revezamento nado livre, onde saíram vencedores.
Os cariocas não perderam a oportunidade para brincar com a situação. Imediatamente justificaram a derrota alegando que seus amigos paulistas trouxeram dois nadadores olímpicos para a disputa.
Na verdade, a natação categoria master teve sua consagração, em definitivo, com a fundação da ABMN – Associação Brasileira de Natação Master, a partir de 1984.
Voltando no tempo, segundo relato do próprio Osmar, havia uma rivalidade muito grande entre os Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, não só na natação, mas em todas as modalidades, das quais quase sempre os cariocas levavam vantagem. E foi pelos idos de 1958, com o potencial dos nadadores do Clube Internacional de Regatas de Santos, que a Federação Paulista de Natação, presidida por Henrique Nicolini, montou uma equipe para ganhar o Campeonato Brasileiro entre estados que seria realizado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O desejo de levar o título era tão grande que se concentraram por sessenta dias no Estádio do Pacaembu. Resultado disso foi que ganharam 80% das provas, tornando-se campeões brasileiros.
O porquê do nosso gosto pelo passado lembra Osmar, A partir daí, ganhar qualquer competição dos cariocas era quase sempre uma festa.
Títulos atuais
Após encerrar sua carreira, Osmar continuou participando de diversos campeonatos nacionais e internacionais.
Em 2009, conquistou o título de Campeão Sulamericano em Mar Del Plata - Argentina, 100m nado de costas e 50m nado livre, categoria de 70+ anos, e em 2010 e 2011 conquistou o Campeonato Estadual dos Jogos Regionais do Idoso, defendendo a cidade de Santos na categoria 70+, 25 m. nado livre.
Participou do 12º Campeonato Mundial de Natação Master da FINA, em Gottenburg, Suécia, junto com a equipe do E.C Pinheiros.
Pelo seu histórico esportivo, Osmar merece figurar na galeria dos privilegiados como um ícone do esporte santista. Um exemplo a ser seguido por seu amor e dedicação total ao esporte.
|