|
Lembro-me bem quando pedi ajuda aos veteranos para relacionar os dez melhores jogadores de nossa várzea, através de enquete, e foi quase unânime a sua indicação.
Trabalhou na Cia. Docas de Santos de 1960 a 1986, depois foi para o Café Adelino, de 86 a 96, e desde então possui a sua própria firma de material de construção, a empresa Armazém 26, no centro da cidade.
Paúca começou a jogar bola no infantil e juvenil do Santos F.C. desistindo pelo mesmo motivo que levou a grande maioria da época: a necessidade de trabalhar e ajudar no sustento da família, portanto, foi logo contratado pela CDS.
Como prova do excelente jogador que era jogou nos seguintes clubes: Vila Santista F.C., Democrático A.C., A.A. Ferroviária de São Vicente, São Paulo de São Vicente, Vila Caiçara da Praia Grande, XI Santista do Macuco, A.A. Portuários e o Brasil F.C. E o mais interessante, como era bom de bola acabou exercendo várias funções dentro da Cia. Docas de Santos pelo interesse do seu futebol, e por isso jogou pela Mecânica de Autos, Serralheria, Carpintaria, Elétrica Quadro e Inspetoria Geral.
Como foi uma década de privilegiados, era prática comum entre as grandes empresas a solicitação e contratação para trabalho de inúmeros craques de nosso futebol de várzea, haja vista, o sucesso que foi o Cosipão.
Artilheiro nato, Pauca foi campeão nas três modalidades que praticou: futebol de várzea, de praia e futebol de salão. Não poderia deixar de citar um parceiro seu, com o qual formou uma das melhores duplas de ataque de nossa várzea, o Soares, que em breve estarei contando a sua história. Inclusive, eu tive a satisfação de jogar ao seu lado, tanto na Seleção Santista de Futebol de Praia como no futebol de salão pelo Clube Internacional de Regatas, o vermelhinho da Ponta da Praia.
Títulos conquistados:
Campeão pela A.A Ferroviária, de São Vicente, em 1965; Bicampeão pela A.A Ferroviária de São Vicente; Tricampeão pela A.A. Ferroviária de São Vicente, Campeonato Vicentino de futebol – Divisão Especial; Campeão pelo Torneio dos Bairros, defendendo o Vila Santista; Campeão invicto do Torneio da Baixada, pelo São Paulo F.C; Campeão e artilheiro do Campeonato Juvenil de Futebol de Salão, defendendo as cores do Brasil F.C. |