|
Waldemar Duarte nasceu em 28 de Agosto de 1932. Casado há 43 anos com Marli Marques Duarte com quem tem dois filhos: Audrey e Arthur. Trabalhou 26 anos como Guarda Portuário da Cia Docas De Santos.
Iniciou no E.C. Torino, do bairro José Menino. Como volante, tinha um estilo próprio jogando com garra e determinação. O grande mérito de sua jornada futebolística é o fato de ter sido campeão por quase todos os clubes em que disputou. Faz questão de citar, na relação dos times que jogou, o nome de quase todos seus companheiros de equipe, mas se nega a citar os melhores para não cometer injustiças.
Foi campeão tanto no futebol de campo quanto no futebol de salão, jogando pelo ESPORTE CLUBE VIGILÂNCIA, da CDS. Vice-Campeão Amador do Estado de São Paulo no Torneio do SESI, sendo a decisão no Estádio do Pacaembu.
Por diversas vezes foi campeão disputando pela Liga Vicentina de Futebo,l até mesmo com campanhas invictas, jogando pelo CLUBE ATLÉTICO PAULISTANO de São Vicente.
Jogando pelo ESPORTE CLUBE XV DE NOVEMBRO, foi Bi-Campeão da Liga de Futebol Amador de Santos – LFAS, nos anos 56 e 57, e Campeão dos Campeões em uma decisão no campo da A.A. Portuguesa Santista vencendo o time do Estiva por 2x0, ao lado de: Luiz, Viriato, Geraldo, Turcão, Tatarré, Vicente, Goes, Aguinaldo, Maneco Preto e Haroldo.
ALAMÔA FUTEBOL CLUBE, pelos anos 50, ao lado de Toninho Mathias, Reizinho, Bento, Maneco, Zino, China, Sta. Casa, Tenente, Linguinha, Espanhol, Zico, Zé Carlos Tranca, Julinho e outros.
IV CENTENÁRIO do Marapé, sendo Bi-Campeão do Torneio Comércio e Rádio disputado aos sábados a tarde, ao lado de Waldir, Henrique, Ruas, Zé Marçal, Américo, Naldo, Joel, Caixote e Salvador sob o comando de Dik.
ITARARÉ PRAIA CLUBE onde foi campeão do Torneio de Veteranos pela Liga Vicentina de Futebol ao lado de boleiros como: Celso, China, Arnaldo, Touro, Chiquinho, Roberto, Coreia, Miro, Nívio, Luizinho, Waldir Ferrugem, Edmilsom, Barbozinha, Alvarinho, Tião...
LFAS – Torneio dos Bairros, jogando pelo BAIRRO DO JOSÉ MENINO ao lado de Tinoco, Henrique, Zé Marçal, Ramos, Bolinha, Pedrão, Madeirinha, Ticola e outros.
Ainda jogou pelo QUITANDINHA FUTEBOL CLUBE, no campo da Portuguesinha da Rodrigues Alves, e lembra com prazer de ter jogado ao lado de Jorge Mandraque, Nelsinho e outros boleiros.
Arriscou o profissional pela A.A. PORTUGUESA SANTISTA, em 1956, e treinava ao lado de grandes craques da época como: Souzinha (Corinthians), Rivete (Nacional), Gonçalo, Valdo, Magliani, Afonsinho, Edmundo sob o comando de Gran Bel. |