É só ironizando mesmo. Só para ter um parâmetro, se escolhermos apenas um jogador de cada um dos times finalistas, Santos, São Paulo, Corinthians, Palmeiras, e somarmos os seus ganhos entre salários, direitos de imagem e promocionais, esta somatóri,a com certeza, supriria no seu conjunto a folha de pagamento dos outros quatro finalistas do octogonal.
Isto quer dizer que é muito peso para um bananinha qualquer se intrometer entre os grandes na pretensão de se arriscar a ir para uma final.
Deu a lógica, embora se diga que no futebol inexiste. Portanto, ficará assim a final do Campeonato Paulista: FPG1 X FPG4 e FPG2 X FPG3. Acredito ser esta a sua ordem de grandeza.
Coincidência ou não, parece que em todos os campeonatos regionais, como o já acontecido no campeonato paranaense, terão em suas finais suas representações máximas.
Não resta a menor dúvida de que o marketing fala mais alto. Uma prova evidente é o lobby desenvolvido por eles na elaboração das regras do futebol, como por exemplo, o tolhimento das manifestações espontâneas dos jogadores na comemoração de qualquer lance, devido a não prejudicar o seu visual promocional. Surgindo daí a incoerência em que o árbitro tolera o jogo viril, ríspido e muitas das vezes inconseqüente e, no entanto, pune severamente por atos e reações inocentes e infantis, quase sempre oriundas da própria idade, protegendo sobremaneira o patrocinador. Criando com isso um clã de alienados e robotizados, subjugados a vontade do vil metal.
Poderia citar outros casos escabrosos, mas, como para bom entendedor meia palavra basta, creio que já é o suficiente para que revisem as tais regras protecionistas e deixe reinar a alegria e a irreverência que é inata no jogador de futebol.
Abraços do Gigi |