Lista dos clubes amadores da Baixada Santista
 
 
Santos é tri da Libertadores  
Duelo entre Neymar e Messi  
Muricy mereceu o título  
Neymar faz história na Vila  
Neymar e Ganso até 2015  
Ver todas as notícias  
 
Renan Prates Renan Prates
Timão, na moral
 
Pepe

José Macia Pepe
Bombas de alegria

 

 
Ednilson Valia Ednilson Valia
Amor corintiano
 

Gustavo Grohmann

Gustavo Grohmann
Messi na Copa
 
global Coluna do Leitor
Questão cultural
 
     
 
 
Ver todos os colaboradores
Times de futebol de praia da Baixada Santista
  Igaratá Clube
 

O Igaratá Clube foi fundado em 15 de maio de 1968. Suas cores oficiais são o branco e o azul. Nasceu de um grupo de amigos amantes do futebol que se reunia nas noites de quarta-feira, na praia do Boqueirão, tendo como ponto de referência o edifício situado nas proximidades desse local (de nome Igaratá). Eles jogavam "pelada" em um campo de pequenas dimensões e "gol caixote".

Esse grupo foi crescendo, tomando gosto pela coisa e após alguns anos juntos, tornou-se um clube de praia, vindo a adquirir uma barraca. No início, sem nome definido, foi batizado de "Alô Grossura", parodiando um programa de televisão da época. O tempo continuou passando. Sentiu-se a necessidade de dar ao clube uma personalidade jurídica e, assim, foram escolhidos o símbolo, as cores e a bandeira da agremiação.

Surge o Igaratá Clube, concretizando o sonho de ter dois times para, amistosamente, a cada semana, proporcionar o lazer dos seus associados, seguido das prosas de jogadas fantasiosas ou gols espetaculares, acompanhados de uma cervejinha no final. Muitos de seus fundadores já faleceram, mas tiveram a honra de, sobre seu caixão, levar a bandeira do clube como símbolo de amor, amizade e consideração.

Depois veio a fase competitiva e o clube passou a participar dos campeonatos da Federação Paulista de Esportes de Praia, sagrando-se campeão santista, paulista e interestadual, este último nas praias de Santa Catarina contra fortíssima equipe da localidade, denominada "Os Sereias de Camboriú". Nos registros da agremiação, consta o fato de talvez ter sido o primeiro clube de futebol a utilizar o sistema de dois árbitros para apitar um jogo, ocorrido em 1973, numa partida de final de ano, com a participação conjunta dos juízes Oscar Scolfaro e Romualdo Arpi Filho. Esses jogos de final de ano contavam sempre com a participação de grandes craques do futebol profissional.

Em razão de circunstâncias desagradáveis, brigas e desentendimentos, o clube decidiu não mais participar de torneios e campeonatos, dedicando-se apenas a jogos recreativos de futebol entre seus associados, além do volei, futvolei, dominó, etc... Esses jogos são realizados no espaço da praia em frente ao "casarão branco", que abriga a Pinacoteca "Benedito Calixto". O clube orgulha-se de possuir um marco com suas cores e distintivo instalado no jardim da praia, em frente ao local dos seus jogos, inaugurado em 30 de junho de 1984.

Essas informações foram prestadas por Edson Brito de Moraes, ex-presidente do Conselho Deliberativo e sócio-jogador há mais de 30 anos.

Colaboraram com o Igaratá: Jair Corrêa, Pedro Campos Neto, Alfredo Alves Pires, Djalma Ruas, os irmãos Lordello, Waldemar Alves, Odair Mathias Couto, Otomar Couto, Odair Spinelli, Nazário Corrêa, Sethe Claudio do Nascimento, Julio Galacho, Eni Biasi (Borrachinha), Amador Feliciano, Décio Rodrigues, Arlindo Prates, José Diegues Neto, Carlos Osório, Claudio R. Oliveira, Everardo T. Castro, Jorge Brim, Roberto Camargo, Orlando Monteiro, Celso Rodrigues, Michael Nami, Roberto Gião, José Alfredo Ribeiro e tantos outros.

Fonte: Célio Nori - Boleiros da Areia

Igaratá Clube
Foto publicada no Jornal A Tribuna -Foto do Passado - dia 24/05/2009

Igaratá Clube
Foto extraída do livro "Boleiros da Areia", Célio Nori

Igaratá Clube
Foto extraída do livro "Boleiros da Areia", Célio Nori

 
 
voltar
 
www.giginarede.com.br - Todos os direitos reservados © 2009