A força de vontade de meia dúzia de idealistas, determinou que o Brasil F.C não perecesse nos primeiros revezes. Em dezembro do mesmo ano, os sócios remanescentes fizeram uma reunião e, lembraram de convidar para presidir os destinos do clube o Sr. Joaquim Simão Fava.
A lacuna da falta de campo foi sanada graças à boa vontade do Dr. Ulrico Mursa, então superintendente da Cia. Docas de Santos que, a título precário, cedeu ao Brasil FC, nos terrenos daquela empresa, no Paquetá, uma área para a construção do campo.
Em 1915, organizou-se o primeiro campeonato de futebol da cidade, sob os auspícios da Liga Santista de Esportes Atléticos, para cuja fundação o Brasil FC muito cooperou, não só apoiando a fundação da entidade, mas, também construindo na Av. Conselheiro Nébias o primeiro campo oficial da cidade, no qual foi disputado o campeonato.
Não demorou muito e o novo time começou a brilhar nos campos da Baixada. Em 1916, o primeiro título de campeão santista marcou o início de uma coleção que ergueria o Brasil F.C. ao patamar das grandes equipes amadoras da cidade.
Em seu jogo de estréia, o Brasil FC enfrentou o C.A Ipiranga da Capital, de Friedenrich e Formiga. Neste ano, o alvi-rubro instalou uma sede social na Rua General Câmara, esquina com a Rua Braz Cubas. Em 1916, ainda sob a administração de Simão Fava, o clube conquistou o campeonato santista derrotando na partida final o SPR por 4 a 0. Um ano depois, o Brasil foi o primeiro clube a se instituir como pessoa jurídica e realizar o primeiro carnaval de salão.
Em 1920, Josino de Araújo Maia teve papel fundamental na transferência da sede social para a Avenida Pinheiro Machado e transformar o local em uma das melhores praças esportivas da região. Em 1945, após mudar de endereço três vezes, a diretoria conseguiu a aquisição de uma extensa área na Vila Nogueira Ortiz, atual bairro Aparecida, onde funciona até hoje, na Rua Jurubatuba, nº 80.
Por volta de 1925, o Brasil FC perdeu quase todo o seu patrimônio, pois até o campo da Av. Pinheiro Machado passou às mãos do novo propiretário que o alugou ao S.P.R .
Em 1928, o Brasil FC foi campeão de futebol e conquistou a taça "José M. Matos Júnior". Neste ano, o clube adquiriu uma grande área de terreno na Vila Nogueira Ortiz (Ponta da Praia), destinada á construção de sua praça de esportes.
Em 1944, na presidência do Dr. Crisnauro Bustamante. Bacelar, o clube perde o campo da Av. Conselheiro Nébias por motivo de venda do terreno. Foi quanto passou definitivamente para a praça de esportes de sua propriedade situado na Vila Nogueira Ortiz.
Em 1946, na presidência de Nelson Prieto Blanco, foi inaugurada a quadra de bola ao cesto sob o nome de "Arirá Duarte Lisboa", e o atual campo de futebol da agremiação. Neste mesmo ano, o clube foi campeão invicto em basquetebol, pela Divisão Juvenil, e campeão coletivo de lance-livre masculino, na Divisão Principal.
Em 1947, o clube se encontrava em situação financeira privilegiada, firmando-se definitivamente como um dos mais destacados integrantes do amadorismo do Estado.
Justo se faz mencionar a galeria de abnegados esportistas que se dedicaram ao progresso do Brasil FC: Wilson, Jaime Barreto, Miguel A. Figueiras Filho, Nilo Giangiulio, Manuel Ruas, Jameson Silva e Carlos Alberto de Souza.
Sócios fundadores do Brasil Futebol Clube: Adolfo E. da Rocha Soares, Alípio Mendonça, Aloisio Pereira Vilela, Alvaro Dias, Antero Correa, Antonio Candido Gomes, Arlindo Moura, Armando Moura, Armando Muniz, Arthur Silva, Benedito Raimundo Ferreira, Bernardino Perez, Emanuel Reis, Eugenio de Souza Fontes, Fábio Montenegro, Fernando Gallotine, Francisco Joaquim da Cunha, Guido Emmericy, Helio G.Gomes, Inocencio dos Santos, Jatyl neves, João da Rocha e Silva, Joaquim Luiz Simões, Jorge Pereira Pinto, José Bonifácio de Freitas, José Machado de Aragão, Luiz Garcia, Luiz Machado, Manoel Cardoso, Olimpio Azevedo, Publio Tollini, Raul Lagarcha, Renato Araujo, Segismundo Silva, Sergio Soares de Lima, Valeriano Passos, Vicente Garcia e Virgilio Silva.
Sócios honorários: "A Tribuna, Alberto de Campos Pacheco, Dr. Aristides Bastos Machado, Dr. Arnaldo Guinle, Dr. Bernardo F. Brow, Cesar Dantas Bacellar, Dr. Guilherme Guinle, João Negrão, Martinho Verdinassi, Comandante Newton Braga, Pedro de Barros, Conde Pereira Carneiro e "O Diário".
Diretoria: Presidente, Arirá Duarte Lisboa; Vice-Presidente, Carlos de Menezes Tavares; 1º Secretário, Armando Ramos; 2º Secretário, Albertino Gomes; 1º Tesoureiro, José Krum Martinho; 2º Tesoureiro, Durval Figueiras; Procuradores: Wilson Motta, Benedito Ezequiel dos Santos e Afonso Bittencourt; Diretores Sociais: Manuel Gaspar, Antonio Ramos e Pedro Gonçalves Jr; Diretor Geral de Esporte, Nicola Caruso; Diretor de Futebol, Adelino Rosas; Diretor de Basquebol, Manuel Ruas; Diretor de Atletismo, Orlando da Silva.
Brasil Futebol Clube, agremiação esportiva de grande tradição na Baixada Santista há 95 anos, tem seu trabalho esportivo reconhecido na cidade, principalmente pelo fato de formar atletas e campeões. Atualmente, desenvolve projetos de cunho social como “Tirar a criança da rua através do Esporte” e “Esporte e Lazer para a 3ª Idade” colaborando com a população da Baixada Santista.
As cores oficiais do clube: vermelho e branco
Fontes: FPF - Novo Milenio
|