|
Antonio Bispo de Oliveira - BISPO, (70), nasceu em 13 de junho de 1938, no Morro do Pacheco, em Santos-São Paulo. Casado com Cecília Cabral de Oliveira, com quem tem dois filhos, Paulo Roberto e Simone, que foi rainha do carnaval em 1984.
Aposentado da Codesp, é reserva da Aeronáutica onde serviu na Base de Santos por 6 anos. Foi ordenança do Brigadeiro Paulo Salema Garção Ribeiro e o Marechal Eduardo Gomes, durante os governos de Juscelino Kubitschek, João Goulart e Jânio Quadros.
|
Iniciou sua carreira de futebolista no infantil do Rubiácea, ao lado do ex-prefeito Paulo Gomes Barbosa e do lendário Pescadinha.
Daí em diante, militou por diversos clubes como: Palmeirinha, do bairro Chinês, com esta formação: Sílvio Geléia, Amarelo e Odil, Bispo, Leandro e Dinho (que foi zagueiro do Santos F.C.), Beto Barbosa, Carlito Malandrinho, Nardo (centro avante do Corinthians como convidado), Maneco e Paulo Bizico.
Os outros times foram: Pacheco, Vila e Largo do São Bento, Grêmio De Vanney, Caiuby, Penha, Juventus do Morro do Fontana, Casa Branca, Juventude, Nova Cintra, Barreiros, Corinthians da Vila Cascatinha, Cruz de Malta, Flórida, São Paulo, e finalmente o Ipiranga.
Como podem ver, Bispo tem muita história para contar da nossa várzea. Ele me fez lembrar o goleiro Carbajal, que já veterano, saía de casa logo cedo, todas as manhãs de domingo, com sua bicicleta à procura de jogo e quase sempre jogava duas a três vezes por dia. Aliás, qual o clube que não tinha dificuldades com goleiro, tanto que era conhecido como “goleiro de plantão”.
Hoje, Bispo é funcionário do Centro Universitário da Fundação Lusíada, e dirige o Grêmio Recreativo 2000 , na ADPM - Associação Desportiva da Polícia Militar, sob o comando de Barata, que vem realizando uma excelente administração à frente da associação.
Para alegria do Barata, vou revelar uma particularidade da vida do Bispo: a dona Cecília não entende porque ele dorme todas as noites com uma agenda debaixo do braço. Seria alguma promessa ou simpatia?!
Para encerrar, uma galeria de fotos sobre as passagens mais significativas de sua vida. |