Mazinho um lateral avançado, o que era uma inovação para a época. Na sua passagem pelo glorioso E.C Senador de Feijó, o principal time de sua jornada, foi considerado o melhor jogador na última partida do título, em uma crônica do Jornal O Expresso, que era a voz do esporte amador naquele tempo.
No esporte fez grandes amizades, inclusive com jogadores que fizeram carreira profissional, como por exemplo: Nenê e o Cláudio (goleiro) do Santos F.C., Clóvis (A.A.Portuguesa Santista e Fluminense) , Marçal ( A.A. Portuguesa Santista e Santos F.C.), entre tantos companheiros com quem jogou.
Mazinho nasceu em Santos, e por muitos anos morou na Rua Carvalho de Mendonça, defronte a Rua Paraná. Iniciou seus estudos no Grupo Escolar Azevedo Junior e concluiu o 2º Grau e o Curso de Contabilidade no Colégio Tarquínio Silva.
Foi nesta mesma escola que se tornou um jovem alegre, criativo e espontâneo, fazendo grandes amigos. Destacou-se de tal maneira no esporte, chegando a defender a seleção do Tarquínio em inúmeros campeonatos.
Havia, porem, um grande problema no colégio que o impedia de por em prática toda sua espontaneidade: o seu pai Geraldo Unruh, que era o inspetor de alunos. Era tão justo e disciplinador que não fazia distinção mesmo com o próprio filho. Portanto, o castigo acabava sendo em dose dupla, na escola e em casa. Devido a isso, achava melhor conter um pouco suas energias na sala de aula e liberá-las na várzea, correndo e driblando os adversários.
Após concluir os cursos no Tarquínio Silva, iniciou uma nova vida na cidade de São Paulo, estudando e se formando em Direito pela Universidade Mackenzie.
Hoje, estabelecido em São Paulo, administra seu escritório de advocacia especializado em direito empresarial e imobiliário,juntamente com uma de suas filhas, que por sinal é casada com o Rodrigo, filho do Décio Camões Leal, seu compadre.
Quis o destino que um de seus netos, o Noah, hoje com dez meses, fosse também o neto do Décio Careca. Ao que tudo indica, Noah deverá ser um grande craque. Só terá que escolher a posição para jogar: será goleiro como o avô Décio, ou lateral como o avô Mazinho.
|