Lista dos clubes amadores da Baixada Santista
 
 
Santos é tri da Libertadores  
Duelo entre Neymar e Messi  
Muricy mereceu o título  
Neymar faz história na Vila  
Neymar e Ganso até 2015  
Ver todas as notícias  
 
Renan Prates Renan Prates
Timão, na moral
 
Pepe

José Macia Pepe
Bombas de alegria

 

 
Ednilson Valia Ednilson Valia
Amor corintiano
 

Gustavo Grohmann

Gustavo Grohmann
Messi na Copa
 
global Coluna do Leitor
Questão cultural
 
     
 
 
Ver todos os colaboradores
  Alberto Jorge Soares
   
  Alberto Jorge Soares Alberto Jorge Soares, nasceu em 31 de janeiro de 1937, na cidade de Buenos Aires - Argentina. Veio para o Brasil com apenas seis anos de idade. Hoje, é naturalizado brasileiro e residente na cidade de Santos, mas por ser argentino não escapou do apelido de “Gringo”.

Formado em Direito e Administração de Empresas, com noções de psicologia e poeta, é casado com Maria José C. Soares – Zezé - com quem tem o filho Alberto Jorge Soares Junior, hoje com 39 anos.

 

No início, Gringo era um apaixonado pelo ciclismo conquistando por duas vezes seguidas o título de vice-campeão na categoria velocidade, disputando pelo Flor do Norte F.C. Mas, como vivia levando tombo e se machucando, seus pais insistiram para que mudasse de esporte, e como tinha simpatia pela filosofia das artes marciais acabou por aderir a prática do judô, onde conseguiu fazer uma bonita e rica história.

Segundo ele, devido a grande imigração de povos orientais, o judô acabou por se tornar uma das modalidades mais praticadas no Brasil. A sua origem advém da época do feudalismo japonês, que era uma das disciplinas obrigatória na formação dos samurais, juntamente com a esgrima e o arco e flecha. Era uma técnica de defesa pessoal contra adversários, armados ou não, que de início denominava-se jiu-jitsu, diferenciando de outras atividades de defesa pessoal, em virtude de lutar de mãos limpas. Seu fundador foi Jigoro Kano que interpretou o judô com a seguinte frase: “O caminho suave”.

Tendo sido Alberto por toda sua vida um professor renomado, faz-me lembrar dos pioneiros no Estado de São Paulo: Professores OGAWA, ONO, TANI, TEREZAKI e AUGUSTO CORDEIRO, na Guanabara. Em nossa cidade devemos o sucesso do judô às famílias de  Kurachi e Hirano. Kurachi chegou em Santos por volta de 1945, já nos anos seguintes começou a desenvolver o esporte acabando por fazer uma demonstração contra Carlos Gracie.

A primeira academia foi em 1948, num porão da Rua Freitas Guimarães, mudando-se para Rua Tuiti, Praça da República, Av. Ana Costa e por último na Rua Nascimento, onde surgiu a Associação Santista de Judô. Fundaram academias pelo diversos clubes da cidade como: Saldanha da Gama, Internacional de Regatas, Clube de Regatas Vasco da Gama, através de seus professores: João Salgado (4º.Dan), Felício (3º.Dan), Adolfo Arias (3º.Dan), Gildo Gióia (4º.Dan), Manoel Carlos dos Santos - o teórico (3º.Dan), Rodrigo Novais, Mario Bello (1º.Dan) e os irmãos ONO.

Com a família HIRANO, Jó e Humberto fundaram academias na Av. Pinheiro Machado e na Rua Euclides da Cunha. Também contribuíram para formação de academias no It Clube e A.A Portuários, considerada uma das maiores academias da época nas mãos do Professor Adriano Matos e posteriormente para o Prof. Medeiros, que ficou de 1955 a 2004.

Foi no Portuários que surgiu Saburo Tokunaga, onde surpreendeu a todos pela sua técnica diferenciada. Na Associação Cristã de Moços, de Gildo Gioia, após paralisação por alguns anos, teve reinício com o Prof. Alberto Jorge Soares, na Av. Francisco Glicério.

Na Associação dos Advogados com o Prof. Osvaldo; no Clube Uirapuru com o Prof. Maneco; no E.C. Beira Mar com Prof. Kiochi; no Nissei Vicentino com o Prof. Mori; no Estrela de Ouro F.C. com os irmãos Ono e o Prof. Ibiara Sadao; na Academia Banzai com o Cap. Mario da Polícia Marítima; no Senai com o Prof. Roberto Monte Santo; no Saldanha da Gama com Prof. Mario Bello e depois com o Prof. Celso Ferreira Franco (1984 a 2004); no C.R. Vasco da Gama com os professores  Agostinho Feijó, depois Mauro Arasaki e no Clube Naval Recreativo com os professores Niochi e Manfred.

Alberto fundou a sua primeira academia no Clube Atlético Santista, em 1960, onde conseguiu a façanha de ter mais de 180 alunos. Foi o pioneiro a levar o judô para as escolas, sendo que em 1965, no Colégio Santista, ficou por 15 anos ministrando seus ensinamentos.

Em 1966 promoveu o primeiro campeonato estudantil da Baixada com o Jornal Diário. O II Campeonato Colegial foi organizado pela Delegacia Regional de Educação Física e Esportes, tendo ao seu lado o Prof. Geraldo Faggiano.

Em 1967, convidado pelo então diretor amador, Florival Amado Barletta, fundou uma academia no Santos F.C., conseguindo a expressiva presença de 230 alunos, onde ficou até 1982. Foi nesse tempo que, juntamente com o Prof. Julio Mazzei, desenvolveu métodos de como cair no futebol de campo.

Hoje, Alberto com seus 70 anos compete pela categoria master. Foi campeão paulista em 2004. Em 2007 conseguiu a medalha de bronze (3º colocado) no campeonato mundial realizado em São Paulo. Atualmente, administra aulas de defesa pessoal para a turma da 3ª idade.

Para ele, o judô ajuda a combater a agressividade e a falta de confiança das pessoas nelas mesmas; é um esporte que dá ao jovem a possibilidade total do desenvolvimento do seu caráter.

Uma das coisas mais marcantes e lisonjeiras em sua vida foi a declaração do Professor João Salgado, um ícone do judô, que disse: “O judô  de Santos teve duas épocas distintas, antes e depois do Alberto”.

Galeria de Fotos (clique na imagem para ampliar)

Alberto Jorge Soares Pelé e Alberto Jorge Soares Alberto Jorge Soares ao lado de Pelé Pelé
Alberto Jorge Soares Alberto Jorge Soares Alberto Jorge Soares Alberto Jorge Soares
Alberto Jorge Soares Alberto Jorge Soares Alberto Jorge Soares Alberto Jorge Soares
Alberto Jorge Soares Alberto Jorge Soares Alberto Jorge Soares Alberto Jorge Soares
Alberto Jorge Soares Alberto Jorge Soares Alberto Jorge Soares Alberto Jorge Soares
Alberto Jorge Soares Alberto Jorge Soares no Jean Piaget Alberto Jorge Soares Alberto Jorge Soares na Associação dos Engenheiros
Alberto Jorge Soares Alberto Jorge Soares Alberto Jorge Soares Alberto Jorge Soares
Alberto Jorge Soares Alberto Jorge Soares e esposa Alberto Jorge Soares Alberto Jorge Soares
Alberto Jorge Soares Alberto Jorge Soares Pelé com Alberto Jorge Soares Alberto Jorge Soares
Alberto Jorge Soares Alberto Jorge Soares Alberto Jorge Soares Alberto Jorge Soares
Alberto Jorge Soares Alberto Jorge Soares Alberto Jorge Soares Alberto Jorge Soares
 
Voltar
www.giginarede.com.br - Todos os direitos reservados © 2009