Como nasceu o Tamboréu
O tamboréu nasceu em 1937 mais ou menos, com a vinda de dois italianos, os Danadellis, que traziam dois “pandeiros” de aro de madeira e tampa de couro, com cerca de 35 a 40 cm. De diâmetro. Ficavam jogando uma bola, um para o outro, em distâncias de cerca de 100 metros, nas praias, sem qualquer quadra ou rede.
Com a continuação vieram as quadras, com 20, 18 e por fim 17 metros, que é a atual. A rede usada a princípio era a de tênis, hoje já feitas exclusivamente para o esporte.
Resumo histórico-esportivo
Em 1940 e 1942 o entusiasmo já era enorme ,e clubes haviam que armavam 3 quadras, apesar do auge em que estava em Santos, o Voleibol. O Tupís eram um deles e aos poucos foi armando uma equipe, chegando em 47 e 48 ao título de campeões da cidade em duplas, pois só haviam campeonatos eliminatórias, em duplas.
Grandes equipes daquela época eram o Banco do Brasil, o Graussás, o Fri-Kik, o Estudantes e o Fluminense, e as grandes entusiastas eram, Melchert, Simões, Eurico, Morgado, Nathan, Amorim, Mario Rubens Abreu, Rivaldo, e Vasco, Berjon, Italo e Alpe, que estavam em todas as comissões organizadoras dos campeonatos que faziam.
Em 1949 com a passagem da equipe do Tupís para o Caravelas, formou-se uma das maiores equipes de todos os tempos, já naquele tempo jogando-se jogos em 3 duplas. Essa equipe era formada por Washington e Hegdemburgo, Eurico e Dallis, Gil e Altair (Fininho). Em 53 ou 54 com a criação da sub-comissão de TAMBORÉU, ligada a Comissão Central de Esportes da Prefeitura, o TAMBORÉU passou a ter campeonatos com o cunho oficial, sendo os dois primeiros vencidos pelo Caravelas. Surgia então o Banespa como uma das maiores forças que se armaram na ocasião, tendo em suas fileiras Zeca e Paulo Campos, Arnaldo e Walter, Sallum e Aron, mas, Washington que se transferia para aquela equipe, que passou a vencer vários campeonatos.
Mais além, formava-se o Brahm’s, também com três duplas terríveis, Cláudio, o ex-ponteiro direito corinthiano e da seleção paulista, e Fernando; Chocolate e Rato, Walter e Alvaro; que mandariam por longo tempo na cidade, até passarem-se já a fundação da Liga para o Fri-Kik e logo após para o Internacional. Com a fundação da Liga surgia o Atlético Santista, clube que foi o pioneiro de quadras de saibro (oficiais) em Santos, e que hoje possui a melhor quadra coberta (só para TAMBORÉU) que valeu muito dinheiro, o que, aplicado em um esporte amador já é uma vitória.
Mas, forma-se em outros clubes uma geração totalmente diferente, quase todos de rapazinhos ainda juvenis mas jogando já como adultos, e opondo sua juventude e tenacidade à experiência dos antigos jogadores.
É a vitória do esporte, é a renovação que confirma a adoção da idéia, a aceitação definitiva e a consagração de um esporte que tão duvidado foi em seu início.
Nesse particular salientamos o Fluminense, o Tamoio e o Portuários com uma garotada espetacular.
Fonte: Liga Santista de Tamboréu
|