Lista dos clubes amadores da Baixada Santista
 
 
Santos é tri da Libertadores  
Duelo entre Neymar e Messi  
Muricy mereceu o título  
Neymar faz história na Vila  
Neymar e Ganso até 2015  
Ver todas as notícias  
 
Renan Prates Renan Prates
Timão, na moral
 
Pepe

José Macia Pepe
Bombas de alegria

 

 
Ednilson Valia Ednilson Valia
Amor corintiano
 

Gustavo Grohmann

Gustavo Grohmann
Messi na Copa
 
global Coluna do Leitor
Questão cultural
 
     
 
 
Ver todos os colaboradores
  Ricardo Albuquerque Jr. (Ricardinho)
   
  Ricardo Albuquerque (Ricardinho) Ricardo Albuquerque Junior, mais conhecido como Ricardinho, foi um grande craque da várzea santista.

Nasceu no dia 14 de junho de 1945, em Santos, vindo a falecer em 17 de abril de 2009, nesta cidade. Era casado com Regina Helena com quem teve uma única filha, Andréa, que o presenteou com duas lindas netas.

Mecanógrafo aposentado, Ricardinho viveu grande parte de sua vida no bairro do Jardim Castelo, na companhia de amigos e familiares.
 

Um ponta canhoto veloz e habilidoso no trato da pelota. O que o fazia se destacar era o fato de saber usar a sua direita fazendo com que seus marcadores se “embananassem” todos. Começou jogando na várzea pelo Flamenguinho do Campo Grande, servindo sempre de bandeja um amigo que veio a se tornar um craque no cenário futebolístico nacional, o Samarone.

Ricardinho tentou se profissionalizar jogando pelo Jabaquara e a Portuguesa Santista, mas, infelizmente, precisou interromper o seu sonho para dar continuidade ao trabalho na oficina de máquinas do seu pai, em virtude do seu falecimento. E mais uma vez a mesma história se repete no fortuito de uma carreira promissora.

No entanto, deu bastante alegria não só para nós do futebol varzeano como também para o futebol de praia e de salão.  Um comentário que com certeza irá corroborar toda minha afirmativa a seu respeito, foi quando Pelé o elogiou dizendo que o seu futebol não deixava nada a desejar aos grandes pontas da época e que gostaria de ter sido servido por ele.

Talvez os mais novos, sequer, entendam o que seja um “ponta”. Hoje esta função é executada pelo lateral, chamado de “ala”, portanto, não tendo a mesma categoria dos pontas de antigamente. Ricardinho acabou atendendo a um pedido daqueles craques que já se foram para compor no time do Homem. Com certeza, agora o Chico da Rita e o Carioca estarão bem servidos, portanto os “capetas” que se cuidem.

Colaborou com esta homenagem, a Sra. Andréa Carriço Albuquerque, filha do nosso querido amigo Ricardinho, a quem agradeço pelo envio das fotos.

 

Flamengo F.C

Flamengo Futebol Clube

Flamengo Futebol Clube

Flamengo Futebol Clube

Flamengo Futebol Clube

Ricardo Albuquerque

Ricardo Albuquerque

Ricardo Albuquerque

Ricardo Albuquerque

Seleção da 1ª. Bateria do 6º GACOSM - ano 1964
(Foto enviada por Mario Bergadá Gomes )

Ricardo Albuquerque

Ricardo Albuquerque

Ricardo Albuquerque

Ricardo Albuquerque

Ricardo Albuquerque

Ricardo Albuquerque

 

   
   
  Voltar
www.giginarede.com.br - Todos os direitos reservados © 2009