No tempo que eu jogava, ninguém ia ao estádio “fantasiado de jogador”.
Depois que as corporações descobriram a mina de ouro que é o torcedor de futebol e se criou o “merchadising”, a venda de camisas faz com que o Zé da Esquina pense que ele também faz parte da equipe, e se tornou mais importante não perder do que ganhar.
A final da Copa de 2006 foi uma desgraca futebolistica. Duas equipes jogando com um atacante (Thiery Henry/França e LucaToni/Itália )
Goleiros, defensores e meio campistas…..TODO MUNDO tem. A diferença são os atacantes.
Futebol é um jogo em conjunto que depende das individualidades, criatividade e picardia.
Hoje em dia existem 5 jogadores que me fazem prender a respiracao quando tocam na bola : Messi, C. Ronaldo, Rooney, KaKá e Robinho.
Quando um desses inicia uma jogada……a gente sente que “algo” pode acontecer.
A maior culpada dessa decepção é a midia que cria mitos, inventa idolos e fabrica uma ilusão na cabeça do torcedor, o que sempre gera uma enorme decepção.
Itália, Alemanha, Inglaterra e França nao são decepções. É que com o fluxo de jogadores estrangeiros aos seus campeonatos locais, cria-se a impressão de que eles estão a frente no mundo futebolistico…… MENTIRA.
Continuam tocando de lado, cruzando sem perigo e fazendo gols que só eles fazem ( gols espiritas )
Enfim, sem romantismo, sem nostalgia: quem viu Pelé, Edu, Tostão, Garrincha, Sócrates, Falcão, Nelinho, Zico, Romário, Ronaldo etc….fica mal acostumado.
Saudações americanas :)
Roberto de Sousa Filho (ex-jogador radicado nos Estados Unidos)
|