Lista dos clubes amadores da Baixada Santista
 
 
Santos é tri da Libertadores  
Duelo entre Neymar e Messi  
Muricy mereceu o título  
Neymar faz história na Vila  
Neymar e Ganso até 2015  
Ver todas as notícias  
 
Renan Prates Renan Prates
Timão, na moral
 
Pepe

José Macia Pepe
Bombas de alegria

 

 
Ednilson Valia Ednilson Valia
Amor corintiano
 

Gustavo Grohmann

Gustavo Grohmann
Messi na Copa
 
global Coluna do Leitor
Questão cultural
 
     
 
 
Ver todos os colaboradores
  16/02/2011 "A torcida do Corinthians passa por cima dos ídolos"
 

Ninguém pode afirmar se Ronaldo antecipou sua aposentadoria pelas pressões extra-campo ou não. Porém, alguns elementos na história da relação entre torcida e time podem ajudar a entender a situação que levou o camisa 9, e também Roberto Carlos, a deixarem o time.

O atacante Edílson, que em 2000 foi ameaçado por torcedores depois da derrota para o Palmeiras nas semifinais da Libertadores da América, viveu situação semelhante. Campeão brasileiro pelo Timão em 98 e 99 e do Mundial de Clubes da Fifa, em 2000, Edílson decidiu encarar o protesto, que aconteceu no estacionamento do Parque São Jorge.

Em entrevista exclusiva, por telefone, para A Tribuna, o jogador disse ter sido "o único a tomar atitude de sair do vestiário para encarar a confusão. Tinha muita gente querendo aparecer, mas apesar das ameaças e xingamentos, entrei no meu carro e ninguém fez nada comigo. E eu já achei aquilo um absurdo". Para o ex-atacante, só há uma maneira de solucionar o problema: a conquista da tão sonhada Libertadores. "Os torcedores são tão obcecados por isso que não medem as consequências de seus atos. A torcida do Corinthians passa por cima de seus ídolos".

Ele acredita que nem mesmo nomes de destaque amenizariam o problema: "Quem chegar ao clube com esse objetivo e falhar, passará pela mesma coisa. Se for algum atleta já consagrado então, pior ainda" Edílson é apenas um dos exemplos da história centenária do Timão a sair de forma conturbada.

O primeiro caso de destaque foi o do meia Roberto Rivelino, ídolo do clube, onde atuou de 1965 a 1974. Rivelino saiu depois da perda do título estadual de 74. Foi para o Fluminense e fez três gols contra o ex-clube logo na estreia pelo time carioca, que venceu a partida por 4 a 1. Lá também foi campeão, o que não conseguiu no Corinthians.

Outro ídolo recente que sofreu com a ira da torcida foi o argentino Carlitos Tevez, campeão brasileiro pelo Timão no Brasileirão de 2005. O jogador saiu no ano seguinte, após a derrota para o River Plate, no Pacaembu, que eliminou o time da Libertadores daquele ano. Sem clima, teve seu carro chutado por torcedores que também o xingaram, após um jogo contra o Fortaleza, no Brasileirão de 2006. Foi, então, negociado com o West Ham, da Inglaterra.

DIRETORIA
Edílson credita o que aconteceu com ele ao amadorismo das diretorias: "Era para o que aconteceu comigo servir de exemplo. Se não, daqui a pouco pode até acontecer coisa pior" Em entrevista ao jornalista Bruno Vicari, da Rádio Jovem Pan, o ex-volante Vampeta também disparou contra diretores do clube: "O Ronaldo estava dormindo (no avião, no retorno do time da Colômbia) e teve membro da diretoria que o acordou com palavras agressivas". O jogador acredita ser essa pressão o real motivo da saída de Roberto Carlos e Ronaldo.

Fonte: Jornal A Tribuna

Outras Notícias
 
11/06/2011 -Borges marca no final e complica o Cruzeiro, que só empata com reservas do Santos
11/06/2011 - Tite tem ataque completo e treina bola parada para enfrentar o Fluminense
11/06/2011 -Muricy lamenta expulsão contra o Cruzeiro, mas absolve meninos do Santos
11/06/2011 - Tite evita falar em antecipar a estreia do Imperador no Timão: 'Cuidado'
11/06/2011 - Real não está disposto a pagar R$ 106 milhões para contratar Neymar

02/06/2011 - Na final! Santos empata com o Cerro com sorte e competência

02/06/2011 -Após classificação, Elano e Neymar embarcam para encontrar Seleção
02/06/2011 -Muricy é atingido por objeto na cabeça: 'Não vai acontecer nada'
02/06/2011 - Corinthians admite que Renan está muito próximo de ser oficializado
02/06/2011 - Timão empresta Edno para a Portuguesa até o final da temporada
Ver todas as notícias

 
 
www.giginarede.com.br - Todos os direitos reservados © 2009