O Santos confirmou nesta segunda-feira o acerto com o técnico Adilson Batista para comandar a equipe na Libertadores de 2011. O treinador será apresentado no dia 6 de dezembro, um dia após o término do Campeonato Brasileiro, e firmará contrato por um ano.
"Fechamos com um novo treinador. Vamos anunciar os detalhes em nota no fim da tarde. Essa é a nossa intenção [sobre apresentação no dia 6 de dezembro]", declarou ao UOL Esporte Pedro Luiz Nunes Conceição.
Adilson esteve em São Paulo na tarde desta segunda-feira, e lá se reuniu com dirigentes santistas para assinar contrato com o clube até o fim do atual mandato do presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro. Após firmar o documento, o treinador retornou para Curitiba, onde vive com a família.
Até o final do Campeonato Brasileiro deste ano, o interino Marcelo Martelotte permanece no comando do Santos. O ex-treinador do Corinthians chega para liderar o principal projeto do time alvinegro: conquistar a terceira Libertadores de sua história.
A decisão demorou para ser tomada. A busca por um novo treinador foi iniciada no dia 21 de setembro, logo após a demissão de Dorival Júnior. Na época, Adilson ainda era técnico do Corinthians, e o plano “A” do Santos era Abel Braga, do Al Jazaera, dos Emirados Árabes.
Abel não conseguiu a liberação, sem o pagamento de multa rescisória, do clube árabe, e o nome de Adilson ganhou força após a demissão no Corinthians. As negociações se desenrolaram por três semanas até o anúncio oficial.
Os representantes da comissão técnica de Adilson Batista não foram anunciados pelo Santos. Essa era uma das principais pendências durante a negociação com o treinador. Adilson tem a intenção de levar profissionais de sua confiança para o clube.
As contratações de Ivair Júnior, auxiliar-técnico que trabalhou com o técnico no Corinthians, o preparador físico José Mário Campeiz, atualmente sem clube, e o preparador de goleiros Oscar Rodriguez, do Atlético-MG, são os profissionais exigidos por Adilson.
Logo após o término do Campeonato Brasileiro, o interino Marcelo Martelotte voltará a ocupar o antigo cargo de auxiliar-técnico.
CONFIRA A NOTA OFICIAL DO SANTOS
O Santos FC acertou, nesta segunda-feira, a contratação do técnico Adilson Batista. O treinador, vice-campeão da Taça Libertadores de 2009 com o Cruzeiro (MG), assinou contrato válido por um ano com o Peixe a partir de dezembro de 2010. Ele inicia seus trabalhos no dia 6 de dezembro, logo após o término do Campeonato Brasileiro.
PERFIL
Zagueiro de muita técnica, antes de iniciar a carreira como treinador, Adilson Batista já tinha uma trajetória vitoriosa como atleta, acumulando títulos importantes por grandes times do futebol brasileiro.
Dentre as conquistas estão a Libertadores da América de 1995, a Recopa Sul-Americana de 1996, o Brasileiro de 1996 (todas pelo Grêmio-RS), a Supercopa da Libertadores de 1991 e de 1992 (Cruzeiro-MG) e o Mundial de Clubes da FIFA de 2000 (Corinthians-SP).
Individualmente, ainda como atleta, ganhou o prêmio Bola de Prata da Revista Placar duas vezes, em 1990 e em 1996.
Como técnico, Adilson começou seu trabalho em 2001, no Mogi Mirim-SP. De lá para cá, passou por América-RN, Avaí-SC, Paraná-PR, Grêmio-RS, Paysandu-PA, Sport-PE, Figueirense-SC, Júbilo Iwata-JAP, Cruzeiro-MG e Corinthians-SP.
Pelo Cruzeiro, foi bicampeão mineiro (2008 e 2009) e vice da Libertadores (2009). Também venceu o Catarinense em 2006 (Figueirense) e o Potiguar em 2002 (América).
Fonte: Uol Esporte |