Corinthians e Internacional são mais do que adversários deste domingo, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro. Nos últimos anos, os clubes protagonizaram disputas em campo e nos bastidores, que os tornaram rivais.
- Será um jogo difícil. É sempre complicado jogar no Sul. É um duelo esperado, existe uma rivalidade, que aumentou nesses últimos anos. Eles vivem a expectativa de conquistar o campeonato também. Espero um jogo muito difícil, mas o Corinthians tem condições, qualidade, vive um bom momento, e vai enfrentá-los com respeito para vencer o jogo - disse o técnico corintiano, no treino deste sábado, no CT Joaquim Grava.
Em 2005, as equipes brigaram pelo título nacional até as últimas rodadas. Em um jogo polêmico, Timão e Inter empataram por 1 a 1, no Pacaembu, o que deixou a equipe paulista em vantagem pela conquista. Os gaúchos reclamaram de um pênalti não marcado de Fábio Costa em Tinga, que ainda resultou na expulsão do jogador colorado. O campeonato terminou com a turma de Tevez, Mascherano & Cia. levando o tetracampeonato para o Parque São Jorge.
Em 2007, foi a vez dos corintianos reclamarem do rival. O clube brigava com o Goiás para escapar do rebaixamento do Brasileirão. Na última rodada, o Goiás venceu o Inter por 2 a 1, no Serra Dourada, e decretou a queda do Timão, que havia empatado por 1 a 1 com o Grêmio, no Olímpico. O presidente Andrés Sanchez chegou a acusar alguns jogadores do Inter de terem feito corpo mole para vingar o título de 2005.
No ano passado, o Corinthians, com Mano Menezes, Ronaldo & Cia., conquistou a Copa do Brasil em cima do Inter, após empate por 2 a 2 no Beira-Rio. No duelo de ida, o Timão venceu por 2 a 0, com gols de Jorge Henrique e Ronaldo.
- Eles (Inter) vão enfrentar um adversário que está na briga pelo título, é importante vencer o Corinthians. O jogo (de 2009) já faz parte do passado, mesmo sendo passado recente. Vai ser um grande jogo, bem disputado, como sempre foi o confronto entre Inter e Corinthians - ressaltou Adilson.
O confronto da Copa do Brasil também ficou marcado por provocação nos bastidores. O então vice-presidente Fernando Carvalho, na véspera da segunda partida da decisão, apresentou para a imprensa um DVD, em que acusava os árbitros de ajudarem o Corinthians. O Timão rebateu com uma nota oficial, afirmando que era uma tentativa de Carvalho pressionar a arbitragem para o duelo no Beira-Rio, e ainda ironizou, recomenando o filme "23 anos em 07 segundos", que relembra a conquista do Paulistão de 1977.
Fonte: Lancenet |