Corinthians, São Paulo e Palmeiras ainda não acordaram para contratações. Ao contrário do ano passado, quando o Natal do chamado Trio de Ferro foi recheado de “presentes”, desta vez o mercado ainda não aqueceu neste fim de dezembro.
O excesso de novidades apresentadas às vésperas do Natal do ano passado não funcionou. Os três grandes da capital não conquistaram títulos em 2010. A última vez que isso havia acontecido foi em 2004. Já o Santos faturou o Estadual e a Copa do Brasil.
Argumentos não faltam para justificar a falta de novos nomes à torcida. Em 2009, o Corinthians, por exemplo, já tinha acertado com cinco reforços neste período do ano (Danilo, Roberto Carlos, Ralf, Tcheco e Iarley). Mas oficialmente eles só assinaram no início de 2010.
Agora em 2010, apenas um reforço confirmado: o zagueiro Wallace, que caiu com o Vitória para a série B do Nacional. De acordo com o presidente do clube, Andres Sanchez, as trocas no comando técnico atrasaram o planejamento do time para a próxima temporada.
O ano começou com Mano Menezes, que passou o cargo para Adilson Batista. Fábio Carille assumiu interinamente o time em dois jogos, repassando para Tite.
“O planejamento para 2011 atrasou mesmo. Não contávamos com essas mudanças de técnicos. Isso é uma verdade. Uma equipe é montada com antecedência, muito antes do fim do ano, mas a saída do Mano fez com que atrasasse os planos para reforços”, comenta Andres.
O São Paulo não deve repetir a tática do “pacotão”, assim como fez no fim de 2009. Às vésperas do Natal, o time do Morumbi já havia combinado contrato com os zagueiros Xandão e André Luís (ambos vindos do Barueri), o meia Léo Lima (ex-Goiás) e os atacantes Marcelinho Paraíba (ex-Coritiba) e Fernandinho (ex-Barueri).
A compra por atacado não surtiu efeito. Nenhum dos cinco reforços se tornou titular absoluto. André Luís e Léo Lima foram embora muito antes do final do Campeonato Brasileiro. Revelação do Nacional de 2009, Fernandinho não exibiu o mesmo futebol dos tempos de Barueri.
O clube do Morumbi ainda não contratou. As únicas novidades são Mazola e Marcelinho Paraíba, que voltam ao clube após defenderem Guarani e Sport, respectivamente.
Após mais um ano sem título, o Palmeiras decidiu focar em megacontratações. O clube quer selecionar seus reforços. Ronaldinho Gaúcho e Adriano estão na mira. Por enquanto, nenhum reforço. Em dezembro de 2009, o time do Palestra já tinha acertado com o zagueiro Léo e com o meio-campista Márcio Aráujo.
Elano de volta; Zé Roberto nos planos
Melhor equipe paulista em 2010, o Santos destoou dos três rivais neste final de ano. A diretoria alvinegra investiu na contratação do meio-campista Elano, destaque da seleção brasileira na 1ª fase da Copa do Mundo, na África do Sul.
Classificado para a Libertadores, o Santos pretende formar supertime e sonha com a volta do meia Zé Roberto, que se juntaria a Neymar, Elano e Paulo Henrique Ganso no setor ofensivo.
Fonte: Uol Esporte |