da categoria pré-mirim do clube. Sob o comando técnico de Robson Fernandes, o Santos festejou o 1º Mundialito de Futebol, competição internacional disputada em Conchal (SP). O Santos comemorou de forma invicta, após sete jogos. Na decisão venceu o Unidos da Cordenonsi, de Americana (SP), por 3 a 1. Gustavo foi o artilheiro da equipe com cinco gols. Maxwell, que atuou na meia, contribuiu com mais dois para a campanha santista.
PRODUTO TÍPICO DA BAIXADA
Gustavo é o que pode ser chamado de produto típico da Baixada Santista. O jogador é natural de Praia Grande. Atualmente mora com os pais em Santos. O jeito do atleta mirim já lhe rendeu o apelido de Robinho. "Sou fã dele e gosto de dar umas pedaladas na bola", brinca o garoto. Maxwell nasceu em Pouso Alegre, sul de Minas Gerais.
Ele foi descoberto por Betinho, o mesmo que iniciou as carreiras de Robinho e Neymar. O treinador observou o atleta em Cachoeira de Minas. O olho clínico do técnico o levou a fazer um convite para a família de Gustavo tentar um teste na Vila Belmiro. O pai, a mãe e a irmã mais nova acabaram se mudando para Santos. "O começo não foi nada fácil", lembra Cláudio Santos Silva, paideMaxwell, quetevedificuldades para conseguir emprego. "Agora as coisas melhoraram", conta Cláudio, que trabalha como autônomo, auxiliando em mudanças residenciais.
INÍCIO NA ESCOLINHA DO REI
Antes de serem integrados ao Santos, Gustavo e Maxwell passaram um tempo na Escolinha do Rei, clube de propriedade de Pelé em sociedade com o empresário Pepe Altstut. Sob os cuidados do professor Neneca, os dois abriram caminho para conseguirem a vaga no Santos. Pela oportunidade, Jorge Santos Rodrigues, pai de Gustavo, e Cláudio, pai de Maxwell, agradecem o presidente da escolinha Dênys Altstut.
E os dois jogadores mirins não querem parar com o Mundialito. Agora concentram as atenções na disputa do Paulista da categoria, sempre de olho em voos mais altos, tendo jogadores consagrados como referências. Gustavo, além de ser fã de Robinho, gosta do jogo de Hernanes, do São Paulo. Ronaldo Fenômeno é o ídolo de Maxwell, que tem um DVD do atacante contendo os melhores momentos de suas passagens pelo Barcelona e Real Madrid.
Os dois garantem que são torcedores do Santos e querem seguir os passos de Neymar e Ganso, conquistando títulos com a camisa do Alvinegro. Mas neste mundo globalizado, os jovens talentos também têm suas preferências no Exterior. "Gosto do Barcelona", revela Maxwell. "Prefiro o Real Madrid", rebate Gustavo. Quem sabe não esteja se delineando um duelo galático entre dois amigos revelados nas categorias de bases da Vila Belmiro.
Fonte: Jornal A Tribuna |