Lista dos clubes amadores da Baixada Santista
 
 
Santos é tri da Libertadores  
Duelo entre Neymar e Messi  
Muricy mereceu o título  
Neymar faz história na Vila  
Neymar e Ganso até 2015  
Ver todas as notícias  
 
Renan Prates Renan Prates
Timão, na moral
 
Pepe

José Macia Pepe
Bombas de alegria

 

 
Ednilson Valia Ednilson Valia
Amor corintiano
 

Gustavo Grohmann

Gustavo Grohmann
Messi na Copa
 
global Coluna do Leitor
Questão cultural
 
     
 
 
Ver todos os colaboradores
  19/08/2008 - Argentina atropela o Brasil que perde a chance de disputar o ouro olímpico
   
  Beijin Beijin para o Brasil
 

O sonho do inédito ouro olímpico do Brasil no futebol foi adiado mais uma vez. Com atuação decepcionante, a seleção de Dunga foi derrotada com certa facilidade pela arqui-rival Argentina por 3 a 0 nesta terça-feira no estádio dos Trabalhadores, em Pequim, e ficou sem a vaga na final dos Jogos, que reunirá argentinos e nigerianos. O baixinho e veloz atacante Sergio Aguero anotou dois gols, enquanto Juan Roman Riquelme completou o triunfo em cobrança de pênalti.

Restará à seleção masculina do país a tentativa de prêmio de consolação na disputa do bronze com a Bélgica, equipe derrotada pela Nigéria na outra semifinal desta terça (4 a 1). O duelo com os belgas acontece na sexta-feira em Xangai, às 8h (de Brasília).

O fracasso desta terça-feira derruba o recente domínio brasileiro em partidas decisivas contra os maiores rivais, pelo menos nesta década. Antes da derrota por 3 a 0 em Pequim, a seleção havia batido a Argentina em duas finais de Copa América (2004 e 2007) e em uma Copa das Confederações (2005).

Pouco combativa, a seleção brasileira foi inferior aos rivais argentinos durante toda a partida. Os atuais campeões olímpicos jogaram pelo chão e envolveram com eficácia o sistema defensivo adversário e o meio-campo.

A vantagem foi total dos baixinhos Aguero e Messi (1,72 m e 1,69 m, respectivamente) contra os 'grandalhões' da defesa brasileira, que tem como expoentes de altura os zagueiros Alex Silva e Breno (1,92 m e 1,87 m).

Aguero fez a festa contra a defesa brasileira, e selou a vitória argentina com dois gols no começo do segundo tempo em jogadas semelhantes: desvio no meio da área rival após cruzamentos rasteiros das pontas, um de cada lado - assistências de Di Maria e Zabaleta.

Mais tarde, Riquelme selou a classificação dos argentinos à final em cobrança de pênalti, quando a seleção já não esboçava mais reação.

A estrela de Ronaldinho Gaúcho voltou a deixar a desejar, apesar das tentativas de quebrar a estrutura de defesa adversária com dribles de efeito no meio-campo. O meia-atacante esteve distante de Sobis, errou passes em excesso e foi parado pela marcação argentina facilmente na lateral esquerda do setor ofensivo.

No primeiro tempo, a Argentina ameaçou a meta de Renan em inúmeras oportunidades, em sucesso na incursão à área brasileira através de trocas de bola pelo chão e apoiada na individualidade de Messi e Aguero. A defesa da seleção ainda apresentou dificuldades de fazer o jogo chegar até o meio-campo.

Isolado na frente, Rafael Sobis praticamente não pôde jogar. As tentativas de fazer a bola chegar à referência de ataque brasileira vinham de chutões da defesa, que invariavelmente não deram resultados.

Em desvantagem no marcador no segundo tempo, após os gols de Aguero, Dunga resolveu mandar a equipe para frente, com as entradas de Alexandre Pato, Jô e Thiago Neves. No entanto, os brasileiros não conseguiram criar oportunidades de gol e sofreram com o andamento do relógio até o fim da partida.

O Brasil chegou até a balançar as redes, com Alexandre Pato em rebote de falta de Ronaldinho. Mas a arbitragem assinalou o impedimento do atacante com correção. Sem vibração, o time de Dunga ainda cedeu mais um gol aos rivais, em pênalti convertido por Riquelme.

Classificada para a decisão, a Argentina terá a honra de ir ao principal palco dos Jogos de Pequim, já que a final contra a Nigéria está marcada para o próximo sábado (1h da manhã, horário de Brasília) no estádio Olímpico, conhecido como Ninho de Pássaro, local da cerimônia de abertura e do atletismo. O Brasil disputa o bronze na próxima sexta contra a Bélgica.

A esperança de uma medalha de ouro no futebol se concentra agora nos pés de Marta e cia. A seleção brasileira feminina passou com autoridade (4-1) sobre a Alemanha nas semifinais e enfrentará os Estados Unidos na decisão. O confronto com as atuais campeãs olímpicas está marcado para esta quinta-feira, às 10h (de Brasília), no palco da derrota desta manhã

Brasil
Renan; Rafinha, Alex Silva, Breno, Marcelo; Lucas, Hernanes (Thiago Neves), Anderson, Diego (Jô); Ronaldinho e Rafael Sobis (Alexandre Pato)
Técnico: Dunga

Argentina
Romero; Garay, Monzón, Zabaleta, Pareja; Gago, Mascherano, Riquelme (Sosa), Di Maria; Messi e Aguero
Técnico: Sergio Batista

Fonte: UOL - Olimpíadas 2008

Outras Notícias
 
11/06/2011 -Borges marca no final e complica o Cruzeiro, que só empata com reservas do Santos
11/06/2011 - Tite tem ataque completo e treina bola parada para enfrentar o Fluminense
11/06/2011 -Muricy lamenta expulsão contra o Cruzeiro, mas absolve meninos do Santos
11/06/2011 - Tite evita falar em antecipar a estreia do Imperador no Timão: 'Cuidado'
11/06/2011 - Real não está disposto a pagar R$ 106 milhões para contratar Neymar

02/06/2011 - Na final! Santos empata com o Cerro com sorte e competência

02/06/2011 -Após classificação, Elano e Neymar embarcam para encontrar Seleção
02/06/2011 -Muricy é atingido por objeto na cabeça: 'Não vai acontecer nada'
02/06/2011 - Corinthians admite que Renan está muito próximo de ser oficializado
02/06/2011 - Timão empresta Edno para a Portuguesa até o final da temporada
Ver todas as notícias

 
www.giginarede.com.br - Todos os direitos reservados © 2009