Com a derrota do Fluminense para o Guarani por 2 a 1, neste domingo, o Corinthians é a única equipe que pode roubar do time carioca o título simbólico do primeiro turno do Campeonato Brasileira. Esse campeão, no entanto, só será conhecido no dia 13 de outubro, quando a equipe alvinegra enfrentará o Vasco da Gama, no estádio São Januário.
Para ficar com o título simbólico do primeiro turno, o Corinthians precisa apenas uma vitória simples, já que a equipe alvinegra soma, atualmente, 37 pontos, contra 38 do líder Fluminense. Em caso de empate, os cariocas serão os campeões por terem um saldo de gols melhor.
Curiosamente, esse será o segundo ano consecutivo que a decisão do primeiro turno sairá com algumas rodadas de atraso. Em 2009, o Internacional ficou com o título simbólico após vencer o Atlético-MG por 3 a 0 quase um mês depois da data inicial prevista para o confronto.
Diferentemente do que aconteceu com o Inter no ano passado, a mudança de data do jogo do Corinthians ocorreu após um pedido dos próprios dirigentes alvinegro. O clube comemorou o seu centenário na última quarta-feira, data que estava previsto inicialmente o jogo contra o Vasco, e por isso a equipe pediu o adiamento para que não houvesse interferência nos festejos.
Apesar de o título do primeiro turno ser apenas simbólico, ele é levado a sério pelos mais supersticiosos. O Corinthians, por exemplo, foi o melhor na primeira metade do Campeonato Brasileiro de 2005 e acabou se consagrando também campeão. Fato semelhante aconteceu com o Cruzeiro (2003), Santos (2004) e São Paulo (2006 e 2007).
Fonte: Uol Esporte |