O Santos venceu o Foz Cataratas e é o campeão do Torneio Internacional Interclubes feminino, mas sem mostrar a força que dele se espera. Com Marta apagada, o time da Vila Belmiro suou para fazer 3 a 2 no time paranaense, que teve uma jogadora a menos durante quase todo o confronto.
O título no torneio, que ainda teve Palmeiras e Umea-SUE, coroa a semana positiva de Marta. Na segunda-feira passada, a meio-atacante foi escolhida, pela quinta vez consecutiva, a melhor jogadora do mundo, em eleição feita pela Fifa.
Neste domingo, no entanto, Marta não conseguiu mostrar o mesmo futebol que a levou ao estrelato. Pelo contrário. O Santos, bicampeão da Copa Libertadores e amplo favorito, teve muito trabalho com o Foz Cataratas, que saiu na frente logo no começo do jogo.
Aos 7 minutos, Gabi encontrou a defesa santista desarmada e bateu por cobertura, de fora da área, surpreendendo a goleira Andreia. O revés inicial quebrou o esquema tático do Santos, que partiu para o ataque com tudo e deixou muitos espaços.
O domínio do Foz só acabou por conta de um erro grosseiro da árbitra Katiuscia de Mota Lima. Aos 22 minutos, Marta arrancou e foi segura pela camisa por Thaila, mas a juíza deu vantagem. Quando a partida parou, ela deu um amarelo para Leti, que não havia participado do lance.
Dois minutos depois, a mesma Leti bateu com o braço na bola, recebeu o segundo cartão e foi expulsa injustamente. Com isso, o Santos ganhou força, mas esbarrou na sua própria criatividade.
O empate só aconteceu aos 35 minutos, quando Angélica arriscou de longe e contou com a colaboração da goleira Vivi. O Foz voltou à frente no início do segundo tempo com Daiane, que recebeu de frente para Andreia, tentou o toque por cima e contou com o desvio na zaga para fazer 2 a 1.
O empate do Santos veio aos 19 minutos, em novo vacilo de Vivi, goleira do Foz. Maurine recebeu na lateral, tentou o cruzamento e mandou no gol. A camisa 1 paranaense não conseguiu segurar e o time da Vila Belmiro ficou com a mão na taça, já que tinha a vantagem do empate pela campanha na primeira fase.
Daí em diante, o preparo físico fez a diferença. O forte calor de Araraquara derrubou as atletas. Em um dos poucos ataques do Foz, a zagueira santista Dani acertou Gabi por trás e foi expulsa. Mas a igualdade numérica não derrubou o Santos, que fez 3 a 2 com Thais, após uma confusão na área do Foz.
O resultado deu mais um título para o futebol feminino do Santos, o primeiro depois da saída do técnico Kleiton Lima. O Palmeiras, outro grande do futebol masculino que está investindo no outro gênero, terminou em terceiro, depois de bater o Umea por 3 a 1 no jogo preliminar.
Fonte: Uol Esporte |