Lista dos clubes amadores da Baixada Santista
 
 
Santos é tri da Libertadores  
Duelo entre Neymar e Messi  
Muricy mereceu o título  
Neymar faz história na Vila  
Neymar e Ganso até 2015  
Ver todas as notícias  
 
Renan Prates Renan Prates
Timão, na moral
 
Pepe

José Macia Pepe
Bombas de alegria

 

 
Ednilson Valia Ednilson Valia
Amor corintiano
 

Gustavo Grohmann

Gustavo Grohmann
Messi na Copa
 
global Coluna do Leitor
Questão cultural
 
     
 
 
Ver todos os colaboradores
  24/04/2011 - Com Muricy, Santos apresenta defesa mais sólida e ataque calculado
 

Desde o ano passado, o Santos chama a atenção pela grande quantidade de gols que marca, mas também pela vulnerabilidade de sua defesa. Aparentemente, esse desequilíbrio começa a acabar com a chegada do técnico Muricy Ramalho. São os próprios jogadores quem ressaltam essa mudança. O Peixe continua perseguindo gols, mas já não é uma busca desenfreada, descuidada. É algo calculado.

Em 2011, até a chegada de Muricy, o Peixe havia disputado 21 partidas. Marcou 43 gols (média de 2,04 por jogo), mas sofreu 26 (média de 1,23/jogo). Com Muricy a média de gols marcados diminuiu pouco, mas a de tentos sofridos despencou. Em cinco partidas sob o comando do novo técnico, o Peixe marcou nove gols (1,8/jogo) e levou apenas dois (0,4/jogo).

- Nosso time sempre foi muito ofensivo. Mas agora estamos sabendo segurar mais o jogo. Para a gente, 1 a 0 é 10 a 0 - afirma o atacante Neymar.

Muricy explica que tudo o que fez foi acertar o posicionamento do time. Ele afirma que não tem a menor intenção de diminuir o ímpeto santista por gols. Só está tentando tornar o time menos vulnerável. Em sua avaliação, tem conseguido.

- Continuamos atacando, mas sem levar contra-ataques. Já não somos tão expostos como antes. Aprendemos a jogar sem a bola - explica Muricy.

O comandante alvinegro ressalta principalmente a postura de seus dois laterais, Jonathan e Léo, na mudança de rumos do plano tático alvinegro. Ele conta que fez os dois entenderem que são jogadores de marcação e que só devem subir ao ataque esporadicamente. Ou como se diz no "boleirês": só devem atacar na boa.

- Aqui no Brasil, o pessoal tem a mania de achar que lateral tem de atacar toda hora. Não é assim. Lateral é jogador de defesa. Primeiro, tem de ajudar na marcação, fechando na cobertura, bloqueando os pontas. Se houver oportunidade, ele sobe - explica.

Escalação repetida

Contra o América-MEX, na próxima quarta-feira, pelas oitavas de final da Taça Libertadores, na Vila Belmiro, Muricy terá a chance de repetir mais uma vez a escalação. Será o terceiro jogo consecutivo com Rafael, Jonathan, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Danilo, Elano e Ganso; Neymar e Zé Eduardo.

O técnico comemora. Ele sabe que é muito raro conseguir manter a escalação numa sequência de jogos complicados e decisivos. Com esses 11, o Santos venceu o Deportivo Táchira-VEN, por 3 a 1, quarta passada, garantindo vaga nas oitavas da competição continental, e bateu a Ponte Preta, por 1 a 0, sábado, triunfo que levou o Peixe à semifinal do Paulista.

- É muito bom poder repetir, pois damos entrosamento, uma cara ao time. Pena que isso é muito difícil de acontecer, pois os jogos não permitem.

Fonte: Globo Esporte

Outras Notícias
 
11/06/2011 -Borges marca no final e complica o Cruzeiro, que só empata com reservas do Santos
11/06/2011 - Tite tem ataque completo e treina bola parada para enfrentar o Fluminense
11/06/2011 -Muricy lamenta expulsão contra o Cruzeiro, mas absolve meninos do Santos
11/06/2011 - Tite evita falar em antecipar a estreia do Imperador no Timão: 'Cuidado'
11/06/2011 - Real não está disposto a pagar R$ 106 milhões para contratar Neymar

02/06/2011 - Na final! Santos empata com o Cerro com sorte e competência

02/06/2011 -Após classificação, Elano e Neymar embarcam para encontrar Seleção
02/06/2011 -Muricy é atingido por objeto na cabeça: 'Não vai acontecer nada'
02/06/2011 - Corinthians admite que Renan está muito próximo de ser oficializado
02/06/2011 - Timão empresta Edno para a Portuguesa até o final da temporada
Ver todas as notícias

 
 
www.giginarede.com.br - Todos os direitos reservados © 2009