rências do Olímpico quando concedia entrevista coletiva. Porém, os sorrisos do zagueiro são fruto da certeza que Mano Menezes não irá escalar o Fenômeno. Com dores no músculo adutor da coxa esquerda, o atacante deve voltar somente contra o Fluminense, na próxima rodada.
Os gremistas guardam na memória o último jogo contra o Corinthians, dia 10 de outubro de 2009, no Pacaembu. Na partida, Ronaldo desequilibrou em favor do time paulista, que venceu e ultrapassou o Grêmio na tabela de classificação. Marcando um gol e dando assistência para o segundo, Ronaldo foi o homem do jogo, recebeu elogios de Mano Menezes e garantiu o 2 a 1.
Por outro lado, no mesmo Campeonato Brasileiro, o primeiro encontro de Ronaldo com o Grêmio da história, já que pelo Cruzeiro o atacante jamais enfrentou o time de Porto Alegre, foi melhor para os gaúchos. No dia 12 de julho, no Olímpico, o Grêmio fez 3 a 0 e Ronaldo sucumbiu.
"Sem dúvida é um jogador que faz sua parte. Mesmo não estando nas melhores condições, ele faz sempre. O Corinthians perde o homem gol, mas, de repente ganha em marcação e mobilidade com a entrada de outro jogador. Tem o lado bom e o lado ruim da saída do Ronaldo", disse Silas, técnico do Grêmio.
Para os corintianos, a pior imagem de confronto com o Grêmio, no Olímpico é o jogo do rebaixamento. No Brasileirão de 2007, o time tricolor, então comandado por Mano Menezes, que hoje treina o Corinthians, empatou com o Corinthians por 1 a 1 e a equipe de São Paulo acabou rebaixada. Há poucos remanescentes daquele confronto. Felipe segue no gol corintiano, enquanto Jonas, autor do gol gremista na ocasião, e Willian Magrão ainda estão no time tricolor.
Os três jogos citados são exatamente os últimos envolvendo gremistas e corintianos, já que o Corinthians esteve na Série B em 2008 e neste ano ainda não houve enfrentamento.
Independente de boas ou más lembranças entre Grêmio e Corinthians, há, no Olímpico, a certeza que as coisas ficaram um pouco menos difíceis sem a presença de Ronaldo. "É um grande jogador, certamente é melhor para nós que ele não jogue", disse Mário Fernandes.
Domingo, às 16h, no estádio Olímpico saberemos quanta falta faz, ou não, o Fenômeno. De olho em somar pontos, mesmo valorizando a semifinal da Copa do Brasil a ser disputada na quarta-feira, contra o Santos, na Vila Belmiro, Silas deve utilizar o maior número de titulares possíveis no Grêmio.
Fonte: Uol Esporte |