decisão da diretoria de abrir mão de jogar no Pacaembu por questões políticas.
Dificuldades para manter o mesmo time nos jogos da temporada até o momento. Ronaldo sem inspiração em muitas partidas. Tropeços inesperados dentro de casa. Esses pontos contribuíram para a queda do Corinthians no torneio estadual.
Em detalhes, confira os quatro fatores que mais influenciaram na decepcionante campanha:
Rodízio
Foram 19 escalações diferentes em 19 jogos. Algumas mudanças foram por opção, outras por problemas. Mas a estratégia de Mano Menezes e sua comissão técnica de poupar titulares no Paulista em função da Libertadores contribuiu para o mau desempenho no Estadual. E pelo menos cinco titulares sofreram lesões mais graves. Irregular, a equipe só engrenou na reta final, quando já era tarde para assegurar uma vaga e seguir brigando pelo bicampeonato.
Ronaldo em baixa
O Corinthians sentiu falta do Fenômeno em boa fase técnica e física. Ainda acima do peso considerado ideal e tentando sair do mau momento, o atacante marcou apenas três gols no Paulista, sendo os dois últimos com o time já fora do G-4. Atrapalhado também por lesão muscular, o camisa 9 ficou devendo no Estadual, um ano após brilhar nas semifinais e na decisão do mesmo campeonato. Desta vez, ele foi um mero coadjuvante do time alvinegro.
Briga política
Insatisfeito com as taxas cobradas pela prefeitura para alugar o Pacaembu, o Corinthians decidiu mandar três jogos na Arena Barueri, obtendo uma vitória, um empate e uma derrota. Abriu mão de jogar no Pacaembu para forçar a prefeitura a reduzir o preço do aluguel. Mano não gostou. "Talvez o fato de termos jogado algumas partidas lá tenha atrapalhado um pouco. Saímos da nossa casa e isso sempre cria um ambiente que não é tão favorável", analisou.
Tropeços como mandante
O Corinthians abusou do direito de falhar em casa. No Pacaembu ou na Arena Barueri, acumulou derrotas consideradas imperdoáveis pelo elenco. Foram seis vitórias como mandante, mas os três empates e o revés para o Paulista custaram pontos fundamentais. "Pagamos por erros de alguns jogos em casa em que deixamos escapar a vitória. Nosso erro maior foi dentro de casa”, avaliou o atacante Ronaldo.
Fonte: Uol Esporte |