Lista dos clubes amadores da Baixada Santista
 
 
Santos é tri da Libertadores  
Duelo entre Neymar e Messi  
Muricy mereceu o título  
Neymar faz história na Vila  
Neymar e Ganso até 2015  
Ver todas as notícias  
 
Renan Prates Renan Prates
Timão, na moral
 
Pepe

José Macia Pepe
Bombas de alegria

 

 
Ednilson Valia Ednilson Valia
Amor corintiano
 

Gustavo Grohmann

Gustavo Grohmann
Messi na Copa
 
global Coluna do Leitor
Questão cultural
 
     
 
 
Ver todos os colaboradores
  03/02/2011 - Confira os sete erros que causaram o fiasco corintiano na Pré-Libertadores
 

O ano acabou no dia 2 de fevereiro. Esse é o sentimento dos corintianos após a derrota por 2 a 0 para o Deportes Tolima, da Colômbia, e o adeus precoce à principal competição da temporada. Pela primeira vez desde que foi criada a Pré-Libertadores, em 2005, um time brasileiro é eliminado sem sequer disputar a fase de grupos.

O UOL Esporte selecionou os sete erros cometidos pelo Corinthians, que segue com o estigma de não ter sucesso no maior torneio interclubes da América. Confira:

TROPEÇOS NA RETA FINAL DO BRASILEIRO LEVARAM À PRÉ-LIBERTADORES

O Corinthians esteve na briga pelo título do Brasileirão de 2010 até a última rodada. Além de ficar sem o caneco, que foi para o Fluminense, a equipe de Parque São Jorge caiu para o terceiro lugar após um empate por 1 a 1 com os reservas do Goiás, rebaixado para a Série B. Duas rodadas antes, o empate foi com o Vitória, também rebaixado. “Erramos desde o jogo contra o Goiás. O planejamento atrasou, antes teve uma mudança de técnico”, disse o presidente Andrés Sanchez, minutos depois da derrota por 2 a 0, na Colômbia.

EXCESSO DE CONFIANÇA CONTRA O DESCONHECIDO DEPORTES TOLIMA-COL

Logo que ficou definida a participação do Corinthians na Pré-Libertadores, depois da última rodada do Brasileiro, os principais astros da equipe não trataram com seriedade a obrigação de disputar um mata-mata contra um time desconhecido. “Isso não será um problema para nós”, disse Ronaldo. “Não tenha dúvida de que o Corinthians passará para a fase de grupos da Libertadores”, endossou Roberto Carlos. Na véspera da primeira partida, Ronaldo promoveu uma Twitcam e sequer lembrou o nome do adversário: “Tolima, é isso? Tolima é o nome do time?”, perguntou aos colegas de elenco.

REFORÇOS DE SEGUNDA LINHA PARA SUBSTITUIR ELIAS E WILLIAM

Desde dezembro o Corinthians já sabia que não contaria com o zagueiro William, que se aposentou, e com o meia Elias, vendido ao Atlético de Madri. A diretoria teve quase dois meses para contratar substitutos à altura dos dois titulares, porém não obteve êxito em negociações com atletas de peso, casos de Adriano, Luís Fabiano, Cristian, Edu Dracena etc. Chegaram o zagueiro Wallace, o lateral-esquerdo Fábio Santos, o meia peruano Luis Ramírez (foto) e o atacante Willian (foto), todos para a reserva. Liedson, único reforço badalado, será apresentado na próxima semana e utilizado no Paulista e no Brasileiro.

RONALDO PESADO E SEM UM RESERVA À ALTURA

Capitão da equipe e principal astro do elenco, Ronaldo esteve longe de ser decisivo nos jogos contra o Tolima. Como todo começo de ano desde que desembarcou no Parque São Jorge, o Fenômeno não entrou em forma. Sem um reserva à altura, teve de apressar a sua presença em campo. Entretanto, foi um fiasco. Arriscou dez finalizações nos dois jogos e acertou o alvo apenas duas vezes, mas parou no goleiro. Ciente das suas limitações físicas, o veterano de 34 anos pediu a contratação de um centroavante renomado para substituí-lo. Liedson chegará tarde demais.

OS ERROS DE TITE: MUDANÇAS NO SISTEMA TÁTICO E PEÇAS MAL ESCOLHIDAS

No primeiro jogo, no Pacaembu, Tite adotou o 4-3-3, sistema tático que fez sucesso no Corinthians em 2009. Entretanto, sem Elias, o ataque perdeu o apoio do elemento surpresa pelo meio. Jucilei deveria exercer esse papel, mas iniciou o ano muito mal. Faltou criação. No segundo jogo, na Colômbia, o treinador sacou Bruno César e escalou Paulinho. A situação piorou. Não havia ninguém no meio para levar a bola a Dentinho e Ronaldo. Tite disse que Jorge Henrique faria isso, porém o atacante está pouco adaptado a atuar no setor e se escondeu em campo. Danilo entrou quando estava 1 a 0 e não apareceu.

REVELAÇÃO DE 2010, BRUNO CÉSAR VIROU O BODE EXPIATÓRIO

Revelação do último Brasileiro, quando anotou 14 gols, Bruno César virou o bode expiatório após o empate por 0 a 0 com o Tolima no primeiro jogo. O atleta perdeu a vaga de titular para Paulinho e ficou isolado no elenco. Tudo começou quando Ronaldo publicamente falou em “egoísmo” dentro da equipe, após o empate por 1 a 1 com o Noroeste. Apesar de o Fenômeno não ter citado nomes, o recado indiretamente atingiu Bruno César. Contra o Noroeste, o camisa 10 arriscou cinco chutes a gol. Contra o Tolima, zero finalizações. Em má fase, viu do banco de reservas a eliminação vexatória na partida de volta.

DEFESA EM LINHA FACILITOU A VIDA DO ATAQUE COLOMBIANO

A dupla de zagueiros Chicão e Leandro Castan insistiu em atuar em linha, estratégia que facilitou as infiltrações dos atacantes do Tolima. Logo no primeiro jogo, Murillo recebeu nas costas da defesa e marcou o gol, mal anulado pelo auxiliar, que marcou impedimento. Na partida de volta, os colombianos continuaram a explorar o erro de posicionamento dos brasileiros. Quando o Corinthians estava melhor em campo, sofreu o primeiro gol. Santoya apareceu sozinho na área, enquanto a defesa saía, e bateu no ângulo, sem chances para Júlio César.

Fonte: Uol Esporte

Outras Notícias
 
11/06/2011 -Borges marca no final e complica o Cruzeiro, que só empata com reservas do Santos
11/06/2011 - Tite tem ataque completo e treina bola parada para enfrentar o Fluminense
11/06/2011 -Muricy lamenta expulsão contra o Cruzeiro, mas absolve meninos do Santos
11/06/2011 - Tite evita falar em antecipar a estreia do Imperador no Timão: 'Cuidado'
11/06/2011 - Real não está disposto a pagar R$ 106 milhões para contratar Neymar

02/06/2011 - Na final! Santos empata com o Cerro com sorte e competência

02/06/2011 -Após classificação, Elano e Neymar embarcam para encontrar Seleção
02/06/2011 -Muricy é atingido por objeto na cabeça: 'Não vai acontecer nada'
02/06/2011 - Corinthians admite que Renan está muito próximo de ser oficializado
02/06/2011 - Timão empresta Edno para a Portuguesa até o final da temporada
Ver todas as notícias

 
 
www.giginarede.com.br - Todos os direitos reservados © 2009