Lista dos clubes amadores da Baixada Santista
 
 
Santos é tri da Libertadores  
Duelo entre Neymar e Messi  
Muricy mereceu o título  
Neymar faz história na Vila  
Neymar e Ganso até 2015  
Ver todas as notícias  
 
Renan Prates Renan Prates
Timão, na moral
 
Pepe

José Macia Pepe
Bombas de alegria

 

 
Ednilson Valia Ednilson Valia
Amor corintiano
 

Gustavo Grohmann

Gustavo Grohmann
Messi na Copa
 
global Coluna do Leitor
Questão cultural
 
     
 
 
Ver todos os colaboradores
  27/11/2008 - Após perda de atletas, Santos anuncia fim de acordos de 'gaveta'
   
 

Alemão - SFC
Visto como jóia do Santos, Alemão largou o clube sem deixar um centavo ao clube. Ele ainda discute na Justiça o direito de atuar na Udinese. Para isso, propôs acordo com o Santos para encerrar o caso.

Carleto - SFC
Para não perder Thiago Carleto de graça, o Santos convenceu o ala a fazer um novo contrato no início de novembro: ele assinou, mas já sabendo que seria vendido. O clube entendeu que a "gaveta" que existia com Carleto seria facilmente derrubada pela Justiça, por isso fechou negócio mesmo por um valor muito abaixo do esperado pela diretoria (R$ 500 mil).

 

Manobra que rendeu inúmeras brigas judiciais nos últimos anos, o contrato de "gaveta" está com os dias contados no Santos, assegura o presidente do clube, Marcelo Teixeira. O Santos argumenta que a adoção em larga escala do "gaveta" tinha como intuito resguardar os "patrimônios" do clube, mas o plano será extinto após seguidas fugas de atletas.

Neste ano, os jogadores Marcelo, Renatinho e Denis conseguiram invalidar o vínculo futuro na Justiça. Outros renegociaram os contratos, casos de Marcos Aurélio (atualmente no Shimizu), Rodrigo Souto, Kléber Pereira, Alemão (atualmente na Udinese), Thiago Luís e Thiago Carleto (Valencia).

Marcelo Teixeira condenou a postura voraz de empresários e também a Lei Pelé, que teria desprotegido os clubes na manutenção, sobretudo, das revelações do clube.

"A agressiva ação de empresários, que encontram brechas para chegar aos atletas, fez o clube repensar. Não queremos correr mais riscos. Adotamos isso desde 2000 para nos precaver e assim manter nossos atletas. Mas o contrato de gaveta, assim chamado pela imprensa, não tem tido a mesma eficácia. Os juízes têm dado ganho momentâneo aos atletas", discursou.


 

O dirigente aponta como exemplo bem sucedido de "gaveta" as contratações de Elano, Renatinho, então no Guarani, e Alex, então do Juventus. Para Teixeira, a adoção desse tipo de contrato deu certo porque os três chegaram à Vila quando já estavam prestes a debutar no profissional, sem precisar passar anos na base alvinegra."Contratei emergencialmente o Elano, Renato e o Alex, que foram colocados imediatamente no profissional. Agora não sei se valerá investir em atletas entre 9 e 16 anos, onde há um enorme investimento sem que haja uma garantia de que ele ficará ou mesmo se dará retorno futebolístico e financeiro".

O famigerado acordo de gaveta consiste na assinatura de dois vínculos com o atleta contratado pelo clube. Um contrato é registrado na hora na CBF (Confederação Brasileira de Futebol); o outro (de gaveta) fica sob posse do clube, sem cópia para o atleta, guardado para ser aplicado imediatamente após expirar o primeiro vínculo, mesmo sem a anuência do jogador.

Em virtude das recorrentes reclamações de atletas ligados ao Santos, o Sindicato dos Atletas de São Paulo (Sapesp) repreendeu o clube, classificando como crime a metodologia adotada pelo time da Baixada.


Fonte: Uol Esportes

 
Outras Notícias
 
11/06/2011 -Borges marca no final e complica o Cruzeiro, que só empata com reservas do Santos
11/06/2011 - Tite tem ataque completo e treina bola parada para enfrentar o Fluminense
11/06/2011 -Muricy lamenta expulsão contra o Cruzeiro, mas absolve meninos do Santos
11/06/2011 - Tite evita falar em antecipar a estreia do Imperador no Timão: 'Cuidado'
11/06/2011 - Real não está disposto a pagar R$ 106 milhões para contratar Neymar

02/06/2011 - Na final! Santos empata com o Cerro com sorte e competência

02/06/2011 -Após classificação, Elano e Neymar embarcam para encontrar Seleção
02/06/2011 -Muricy é atingido por objeto na cabeça: 'Não vai acontecer nada'
02/06/2011 - Corinthians admite que Renan está muito próximo de ser oficializado
02/06/2011 - Timão empresta Edno para a Portuguesa até o final da temporada
Ver todas as notícias

 
www.giginarede.com.br - Todos os direitos reservados © 2009