Mesmo com a equivalência no tratamento, Suzy tem uma certeza. Da mesma proporção ou até maior do que os resultados contundentes obtidos pela escola onde trabalha há 18 anos. Segundo a treinadora, é mais fácil comandar os garotos. E a justificativa, bastante simples e de um didatismo ímpar, vem de berço.
"Eles assimilam com mais facilidade, enquanto com elas há necessidade de um pouco mais de psicologia. Mas isso é cultura nossa. Quando uma criança nasce, se for menina, ela ganha uma boneca; caso seja menino, uma bola. Ou seja: enquanto a menina fica embalando a boneca, o menino não desgruda da bola", explicou Suzy, que jogou vôlei por 20 anos. Começou no Santos, força da modalidade em outros tempos, transferiuse para Campinas e chegou à seleção adulta.
CLASSIFICADOS
O Colégio do Carmo, porém, não foi o único a garantir as equipes masculina e feminina na 2a fase da Copa TV Tribuna de Handebol Escolar. Outras nove escolas conseguiram o feito. Sete são da Cidade (além do Carmo, incluem-se Pequeno Príncipe, Liceu São Paulo, Presidente Kennedy, Coração de Maria, Regina Altman e Vertex. Duas ficam em São Vicente (Matteo Bei e Integração), enquanto uma é de Cubatão (UME João Ramalho).
O sistema de classificação é igual ao da primeira fase. Foram formados quatro grupos de quatro times, tanto dos meninos quanto das meninas. As equipes se enfrentam dentro das chaves, em turno único. Os primeiros se classificam às semifinais. A etapa começa amanhã, a partir das 16 horas, e se estende durante o sábado e a segunda-feira.
A 6a Copa TV Tribuna de Handebol Escolar tem o patrocínio de Bene Saúde, Andisport e Objetivo. Apoio MedMar. Realização: TV Tribuna e Sesc-Santos.
Fonte: Jornal A Tribuna |