Em 1º de julho, o Corinthians estava em estado de graça. A equipe acabava de conquistar a Copa do Brasil, seu segundo título da temporada (já havia vencido o Paulista), e se gabava de ter um dos melhores times do país. Quase um mês depois, o clima já começa a mudar no Parque São Jorge, pois o clube negociou três de seus titulares e perdeu o clássico para o Palmeiras. Contudo, o Alvinegro espera voltar a ficar em paz a partir das 21h50 (de Brasília) desta quarta-feira, quando enfrenta o Santo André, em São José do Rio Preto, pelo Campeonato Brasileiro.
Para atingir o objetivo, porém, o Corinthians, quinto colocado da competição com 23 pontos, terá alguns obstáculos. Não bastassem as saídas de André Santos e Cristian, ambos para o Fenerbahce, e de Douglas, que defenderá o Al Wasl, o técnico Mano Menezes perdeu o atacante Ronaldo pelas próximas cinco semanas, já que o Fenômeno passará por uma cirurgia na mão esquerda, lesionada no último domingo. Além disso, Alessandro e Elias, suspensos, também desfalcarão a equipe contra o Ramalhão.
"É lógico que sentiremos a falta do Ronaldo. Ele é diferenciado e não existe nenhum jogador no Brasil atualmente com a qualidade dele. Mas vamos adquirir uma nova forma de jogar sem o Ronaldo e, senão em termos de qualidade, ao menos na vontade todo grupo vai tentar suprir a ausência dele", garantiu o capitão William.
Além dos três desfalques, o técnico Mano Menezes não sabe se poderá contar com Jorge Henrique, gripado. Com o camisa 23 no time, o sistema 4-3-3 será mantido e Diego segue improvisado na lateral esquerda.
Contudo, caso Jorge Henrique não se recupere, o treinador poderá mudar o esquema de jogo da equipe para o 3-5-2, com William, Chicão e Diego formando o trio defensivo. Diogo segue na ala direita, enquanto Dodô e Marcinho brigariam pela vaga na esquerda.
Seja qual for o esquema, Moradei deve ocupar a vaga de Elias no meio, enquanto Morais substitui Douglas na armação de jogadas. A novidade no ataque deve ser a entrada de Henrique, que poderá fazer sua primeira partida como titular no Corinthians.
Pelos lados do Santo André, que tem o mando da partida, o duelo também servirá para tentar a reabilitação na competição. Derrotado nos últimos três jogos (por Palmeiras, Cruzeiro e Grêmio), o Ramalhão demitiu o técnico Sérgio Guedes e contra o Corinthians será comandado pelo auxiliar Sandro Gaúcho.
Dono da 13ª colocação com 17 pontos, o Santo André não poderá contar com o atacante Nunes, que foi expulso contra o Grêmio e terá que cumprir suspensão. Assim, Pablo Escobar, que entrou bem contra o Tricolor Gaúcho, deve ganhar uma vaga no setor ofensivo.
Fonte: Gazeta Esportiva |