Enquanto o grande trunfo do time paulista é o ataque, com as belas jogadas de Robinho, Neymar, que não joga por suspensão, e Paulo Henrique Ganso, os comandados de Silas se destacam pela objetividade e o trio formado por Douglas, Jonas e Borges.
"Da mesma forma que temos uma preocupação com Santos, eles têm preocupações conosco. São duas equipes que vivem bons momentos. Ambos têm jogadores bons, que cresceram e estão acostumados com este tipo de jogo. Estamos esperando o melhor", disse Silas, técnico do Grêmio.
O respeito é mútuo entre os 2 clubes. No Santos, os 2 confrontos com o Grêmio são encarados como fundamentais nas pretensões do clube em 2010. "Apesar da equipe ser jovem estamos preparados para qualquer tipo de jogo. A equipe do Grêmio é muito boa. Acho que serão dois belos confrontos para todo o povo assistir. São duas escolas de futebol", disse Paulo Henrique Ganso.
A recente convocação da seleção brasileira para o Copa do Mundo da África do Sul também estará presente em campo. Victor, goleiro do Grêmio e Paulo Henrique Ganso, meia do Santos foram preteridos por Dunga, técnico da seleção. Enquanto o capitão do time gaúcho lamentou e não aceitou as justificativas do comandante de campo, o meia santista acabou ficando na 'lista de espera' e ainda se disse esperançoso.
No Olímpico, o mistério é total quanto a escalação e até esquema tático a ser utilizado. Sem poder contar com Neuton, que se lesionou na estreia pelo Brasileirão, Silas reluta em utilizar Bruno Collaço, único lateral-esquerdo do elenco. Portanto, Joílson pode ser deslocado para a função, ou ainda Rafael Marques entrar e o esquema mudar para o 3-5-2.
No centro da zaga, Mário Fernandes também não tem presença garantida. Com problemas nos 2 ombros, o defensor pode ficar fora e dar lugar para Ozeia. "Estamos analisando todas as questões referentes ao Mário com o departamento médico", garantiu Silas.
Não bastasse isso, o meia Leandro também pode ficar fora da partida por lesão. O ex-jogador do São Paulo sofre desde o início do ano com dores musculares, que o afastaram da maioria das partidas. No caso dele não jogar, Hugo seria o escolhido para ser o companheiro de Douglas na armação de jogadas.
"O Santos não é imbatível, sabemos as dificuldades que vamos encontrar, mas precisamos usar o principal defeito deles que é a defesa", disse o goleiro Victor.
Ao contrário do treinador adversário, Dorival Júnior não faz suspense. Sem contar com Neymar, suspenso, o técnico recoloca Marquinhos como titular, e mantém André no ataque. O meia havia perdido a vaga no time na última partida disputada pela Copa do Brasil, na vitória diante do Atlético-MG, por 3 a 1, na Vila Belmiro.
No fim de semana, Dorival optou por poupar cinco jogadores (Edu Dracena, Léo, Arouca, Paulo Henrique Ganso e Robinho) da partida diante do Botafogo, no Engenhão, na estreia das equipes no Campeonato Brasileiro. Os jogadores ficaram em Santos realizando trabalhos físicos, e estão renovados para encarar o Grêmio.
O fato de atuar no estádio Olímpico lotado não assusta os santistas. A equipe já se considera experiente, e preparada para qualquer situação.
“Não sentimos o peso do Mineirão. Lá, fomos derrotados (pelo Atlético-MG, 3 a 2) em razão do adversário ter jogador melhor. Estamos preparados para qualquer situação, e já provamos isso ao longo do ano”, disse Dorival, que traçou como principal meta marcar gols como visitante.
“Isso (gols fora de casa) é primordial em uma competição como a Copa do Brasil. Vamos em busca de gols desde o início. Esse é nosso estilo de jogo” concluiu o comandante alvinegro.
GRÊMIO X SANTOS
Data: 12/05/2010 (quarta-feira)
Horário: às 21h50 (horário de Brasília)
Local: estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: Globo, SporTV e ESPN Brasil
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Auxiliares: Roberto Braatz (PR) e Enio Ferreira de Carvalho (DF)
GRÊMIO
Victor; Edílson, Rodrigo, Mário Fernades (Ozeia) e Joílson(Bruno Collaço); Adílson, Willian Magrão, Leandro (Hugo) e Douglas; Jonas e Borges.
Técnico: Silas
SANTOS
Felipe; Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Wesley, Marquinhos e Paulo Henrique Ganso; Robinho e André.
Técnico: Dorival Jr.
Fonte: Uol Esporte
|