|
Ambas saíram da Vila Belmiro no início do ano para jogarem na liga profissional norte-americana. A atacante e zagueira Érika, de 21 anos, estava no FC Gold Pride. Já a meia Francielle, de 20 anos, atuava pelo Saint Louis Atlhetica. Mas neste período elas não estiveram separadas. Em abril, elas se reencontraram na Seleção Brasileira para a disputa dos amistosos contra Suécia e Alemanha. Lá, elas foram comandadas por Kleiton Lima, técnico do Alvinegro Praiano e da Seleção Brasileira Principal.
Além de Marta e Kleiton Lima, Érika e Fran já conhecem praticamente todo o forte elenco santista. Nomes como Aline Pellegrino, Calan, Ester, Maurine, Pikena e Dani foram suas companheiras no Santos FC e na Seleção.
Como marcos na bagagem das duas, que ganharam todos os títulos das Sereias da Vila juntas, estão a conquista da medalha de prata nos Jogos de Pequim em 2008 com o Brasil, a Copa do Brasil de 2008, a Liga Nacional de 2007 e o Paulista de 2007, com o Peixe. “Elas foram reveladas no Santos FC, conquistaram muitas coisas positivas aqui dentro. Agora, elas veem com uma experiência ainda maior para dar mais qualidade ainda a este trabalho junto com as Sereias da Vila, que já é muito bom e está crescendo cada vez mais”, ressalta o treinador Kleiton Lima
Érika
Em 2006, a atacante chegava ao Peixe – local onde obteve reconhecimento profissional e as grandes conquistas de sua carreira. Logo em seu primeiro ano no time da Vila Belmiro, Érika foi convocada para a Seleção Sub-20, com apenas 18 anos. O grupo sagrou-se campeão Sul-Americano e alcançou a terceira colocação no mundial da categoria. Em 2007, ela teve um ano de conquistas pelo Alvinegro Praiano. A jogadora obteve os títulos do Campeonato Paulista e da Liga Nacional (organizada pela LiNAF – Liga Nacional de Futebol).
Já em 2008, Érika alcançou seu principal objetivo: disputar uma olimpíada. Devido a sua qualidade técnica, nos Jogos Pequim, a atleta atuou como zagueira (fora de sua posição original de atacante), sagrando-se medalhista de prata. Além do vice-campeonato olímpico no ano passado, Érika também serviu à Seleção Sub-20, que na época era comandada por Kleiton Lima, conquistando o bicampeonato Sul-Americano da categoria. No Campeonato Mundial, a equipe obteve a quinta colocação. Ainda no final de 2008, atuando pelo Santos FC, a atleta sagrou-se campeã da Copa do Brasil, principal torneio do Futebol Feminino Brasileiro.
Em meados de março, quando ocorreu sua saída do Peixe, Érika disse que não foi nada fácil a decisão de deixar a Vila Belmiro. “Fui para aumentar minha experiência internacional, pois lá atuam as principais jogadoras do Planeta. Mas foi triste deixar minhas amigas aqui, pois as considero como uma segunda família”.
A volta da atacante é festejada pelo supervisor do Futebol Feminino do Santos FC, Modesto Roma Júnior, que em sua despedida relatou que sentiu a sensação de um um “pai” que viu a filha partir em busca de uma nova oportunidade. “Senti muito sua saída. Estou muito feliz com a chegada dela. A Érika volta mais experiente e traz ainda mais alegria e qualidade para esse fortíssimo grupo que hoje compõe as Sereias da Vila”.
Francielle
Como uma filha criada por Kleiton Lima, Fran atuou pelo Santos FC por 10 anos. Ela veio de Itanhaém (Litoral de São Paulo) com o atual comandante do Peixe e da Seleção Brasileira, com apenas nove anos. A então mascote do time cresceu e sua habilidade só aumentou. A aposta de Kleiton Lima deu certo.
Em 2006, a jogadora ganhava seu primeiro título pelo Alvinegro Praiano – a Copa Mercosul. A partir daí, foram diversas conquistas: Campeonato Paulista de 2007, Liga Nacional de 2007 - organizado pela LINAF (Liga Nacional de Futebol), e por último, a Copa do Brasil de 2008.
Além da medalha de prata em Pequim, Fran participou das conquistas do Sul-Americano Sub-20 em 2006 e 2008. A meia também foi bronze no Mundial Sub-20 de 2007. Em 2008, a atleta também conquistou a prata em Pequim.
Francielle relata que sua saída deveu-se pela possibilidade de atuar na liga mais forte do Mundo. “Queria ter essa experiência e essa adaptação. Foi muito importante estar ao lado dos principais profissionais e jogadoras do Futebol Feminino”.
Diretor da categoria no Santos FC, Carlos Augusto Assumpção, comemora a chegada de mais um reforço de peso. “A Fran é uma excelente jogadora, que já nos deu muitas alegrias e levou o nome do Santos FC a diversos lugares do mundo. Sua volta é um engradecimento ainda maior de um elenco que tem Marta, Aline Pellegrino, Ester, entre outras”.
Fichas Técnicas
Érika
Nome Completo: Érika Cristiano dos Santos
Nascimento: /02/1988, em São Paulo (SP)
Peso: 63kg
Altura: 1,72m
Títulos: Campeã Sul-Americana 2006 (Seleção Brasileira Sub-20); Medalha de Bronze na Copa do Mundo (Seleção Brasileira Sub-20); Campeã da Copa Mercosul 2006 (Santos FC); Campeã Sul-Americana (Seleção Brasileira Sub-20) Campeã dos Jogos Regionais de 2006 (Santos FC); Campeã Paulista de 2007 (Santos FC); Campeã Brasileira da Liga Nacional 2007 (Santos FC); Campeã dos Jogos Regionais de 2007 (Santos FC); Campeã Sul-Americana 2008 (Seleção Brasileira Sub-20); Vice-campeã Olímpica 2008; Campeã da Copa do Brasil 2008 (Santos FC).
Francielle
Nome Completo: Francielle Manoel Alberto
Nascimento: /10/1989, em São Paulo (SP)
Peso: 56kg
Altura: 1,61m
Títulos: Campeã Sul-Americana 2006 (Seleção Brasileira Sub-20); Medalha de Bronze na Copa do Mundo (Seleção Brasileira Sub-20); Campeã dos Jogos Abertos do Interior 2002 (Itanhaém); Campeã da Copa Mercosul 2006 (Santos FC); Campeã dos Jogos Regionais de 2006 (Santos FC); Campeã Paulista de 2007 (Santos FC); Campeã Brasileira da Liga Nacional 2007 (Santos FC); Campeã dos Jogos Regionais de 2007 (Santos FC); Campeã Sul-Americana 2008 (Seleção Brasileira Sub-20); Vice-campeã Olímpica 2008; Campeã da Copa do Brasil de 2008 (Santos FC).
Fonte: SFC |