Os pesquisadores descobriram que o surf pode ser a chave para o prolongamento da vida de quem sofre de fibrose cística.
A fibrose cística é uma doença do muco e glândulas sudoríferas que afecta os pulmões e o sistema digestivo. Esta doença faz o corpo produzir muco extremamente grosso e pegajoso levando a infecções de pulmão que podem também obstruir o pâncreas, impedindo as enzimas de ajudar o corpo a absorver alimentos.
A doença afeta cerca de 70000 pessoas no mundo. Nos anos 50, crianças diagnosticadas com fibrose cística raramente viviam até aos 10 anos. Hoje podem viver até aos 30,40 e mais.
Há alguns anos um médico australiano descobriu que surfistas com fibrose cística tinham pulmões muito mais saudáveis. Eles determinaram que inalar água salgada tem um efeito poderoso na rehidratação dos pulmões e eliminar bactérias. Sabendo isto os pesquisadores desenvolveram uma solução salina que agora é usada diariamente por portadores.
Chamado de "água salgada" é o avanço do tratamento revolucionário. A Fundação de Fibrose Cística gostaria de suscitar uma maior sensibilização e de ser capaz de continuar a investigação sobre uma possível cura para esta doença. Um capítulo da fundação formou uma campanha para angariar fundos para implementar a nível mundial a sensibilização para a única ligação entre o esporte (desporto) surf e aqueles com fibrose cística.
Fonte: O que é isso ?
Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas. |