A arbitragem do Campeonato Paulista de 2011 será reforçada. Nesta terça-feira, na definição do regulamento da competição, a Federação Paulista de Futebol (FPF) confirmou que serão utilizados auxiliares atrás dos gols.
“A Fifa está fazendo experiências e chegamos à conclusão de que com mais olhos erra-se menos. Por isso decidimos colocar árbitros atrás dos gols”, Marco Polo del Nero, presidente da entidade.
A função dos dois novos integrantes do agora quinteto é auxiliar o árbitro principal em marcações próximas à linha de fundo. Os lances em que há dúvida sobre a bola ter cruzado, ou não, a linha de gol são os principais objetos de análise da nova dupla.
A adoção definitiva dos assistentes atrás dos gols vem sendo estudada pela International Board (órgão da Fifa que cuida das regras do esporte) desde a Copa. Na África do Sul, a arbitragem foi muito criticada por erros em situações do tipo.
Atualmente, o quinteto já vem sendo testado em algumas competições internacionais, como a Liga Europa. No Paulista, no entanto, os novos assistentes não gozarão de privilégios dos trios tradicionais.
Como no ano passado, o conjunto formado por um árbitro e dois bandeirinhas será mantido ao longo da competição, enquanto os dois novos auxiliares se revezarão. O melhor trio ao fim do torneio ganhará um prêmio de R$ 200 mil.
Fonte: Uol Esporte |