Na manhã deste sábado, Paulo Ganso foi submetido a uma cirurgia no joelho esquerdo. De acordo com José Ricardo Pécora, médico ortopedista que cuidou da operação, tudo correu bem e a expectativa é de que o jogador fique de seis a oito meses afastado dos gramados. O meia deve deixar o hospital no domingo ou na segunda-feira.
“O Ganso foi operado nesta manhã no Hospital Albert Einstein [em São Paulo]. A cirurgia transcorreu dentro da normalidade. Ele está na recuperação, a caminho do quarto, e vamos aguardar as primeiras 24 horas para ver como ele vai reagir. Fizemos uma reconstrução do ligamento cruzado anterior que ele havia rompido, e também tratamos uma lesão no menisco lateral do joelho esquerdo. Correndo tudo bem, a previsão é de que dentro de 6 a 8 meses ele já volte a jogar, mas vai depender muito da reabilitação dele”, afirmou Pécora, em entrevista à rádio Jovem Pan.
A cirurgia durou 1h35. O meia se machucou durante a partida contra o Grêmio, nesta quarta-feira, no estádio Olímpico. Ele sofreu uma entorse, com rompimento do ligamento cruzado anterior e lesão parcial do menisco lateral. Há três anos, o jogador sofreu uma lesão parecida no joelho direito, quando ainda defendia as categorias de base do Santos. Na época, Paulo Ganso ficou cerca de seis meses em recuperação.
“Foi uma fatalidade, ele se desequilibrou um pouco na corrida em uma mudança de direção, e isso fez com que ele torcesse o joelho e rompesse o ligamento cruzado como uma sequela do problema que ele teve no outro joelho. Não é tão raro ter a lesão de um lado e depois sofrer danos no outro. Saímos muito satisfeitos; estava bem estável o joelho dele, mas vamos aguardar a evolução. Normalmente o que acontece é que esses atletas, depois da recuperação, têm a função totalmente restabelecida do joelho e até esquecem da operação. Esperamos que ele evolua sem sequelas”, explicou o médico.
Pécora revelou quais serão os próximos passos do processo de recuperação do jogador. “Ele já vai começar uma reabilitação no ponto de vista de prevenir a atrofia muscular que ocorre pelo próprio entorse e do trauma cirúrgico, isso é feito de maneira precoce, para ele vir readquirindo confiança e gradativamente aumentar a carga de exercícios ate voltar a jogar. A previsão é que ele tenha alta no domingo ou na segunda, mas vai depender da recuperação dele, isso é muito pessoal”, comentou.
Na segunda-feira, Ganso deve iniciar o processo de reabilitação no CT Rei Pelé.
Fonte: Uol Esporte |