segunda, Léo se garantiu ao menos na partida de ida das semifinais, fase para a qual o Santos já está classificado em primeiro lugar, aguardando apenas o seu adversário.
Segundo o árbitro Guilherme Ceretta em seu relato na súmula, o camisa 3 santista levou o segundo cartão amarelo no jogo contra o São Caetano após “retardar o reinício da partida, impedindo a cobrança de uma falta da equipe adversária, chutando a bola pela linha lateral”, em lance aos 44 minutos do segundo tempo. O primeiro cartão amarelo, aos 39 minutos da etapa inicial, se deu “por agarrar o adversário”.
Logo ao deixar o gramado, Léo elogiou a postura do árbitro ao expulsá-lo. “Vou com dois cartões para as semifinais? Sou anjo agora? Não sou não. Tem que ser assim mesmo. Nessa hora o que vale é o grupo. Ele (o árbitro) foi corretíssimo. Eu tinha que ser expulso mesmo”.
O lateral do Santos responde agora ao artigo 258 (assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código), § 2º I (constituem exemplos de atitudes contrárias à disciplina ou à ética desportiva, para os fins deste artigo, sem prejuízo de outros: desistir de disputar partida, depois de iniciada, por abandono, simulação de contusão, ou tentar impedir, por qualquer meio, o seu prosseguimento), do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), com pena que varia de uma a seis partidas.
A suspensão automática, que Léo cumprirá ficando fora do jogo contra o Sertãozinho, nesta quarta, dia 7, será levada em conta em uma possível punição, ou seja, caso pegue uma partida de gancho no TJD/SP, estará liberado para seguir jogando. Acima de um jogo, o lateral passa a ter que cumprir pena em outros jogos.
Santos recorre de multas
Punido constantemente por conta de atrasos no Campeonato Paulista, o Santos terá também na próxima segunda, dia 12, dois casos importantes a serem julgados, mas no Pleno do TJD/SP. O clube recorreu de duas multas que levou em primeira instância, e agora tenta reverter as punições.
Em sessão no dia 15 de março, por conta de denúncia por atraso de seis minutos no clássico contra o Corinthians, o Santos foi multado em R$ 6 mil pela Segunda Comissão Disciplinar. No mesmo dia, mas em julgamento na Terceira Comissão Disciplinar, o Peixe levou nova multa, desta vez de R$ 2.400, após denúncia de atraso de três minutos no jogo contra a Portuguesa.
Fonte: Justiça Desportiva Uol |