Lista dos clubes amadores da Baixada Santista
 
 
Santos é tri da Libertadores  
Duelo entre Neymar e Messi  
Muricy mereceu o título  
Neymar faz história na Vila  
Neymar e Ganso até 2015  
Ver todas as notícias  
 
Renan Prates Renan Prates
Timão, na moral
 
Pepe

José Macia Pepe
Bombas de alegria

 

 
Ednilson Valia Ednilson Valia
Amor corintiano
 

Gustavo Grohmann

Gustavo Grohmann
Messi na Copa
 
global Coluna do Leitor
Questão cultural
 
     
 
 
Ver todos os colaboradores
  04/03/2009 - Maikon Leite volta aos treinos físicos nesta quarta-feira (04)
   
  Maikon Leite

O dia 17 de agosto de 2008 foi fatídico para a carreira do atacante do Santos Futebol Clube, Maikon Leite. Na data, o atleta vivia uma ascensão meteórica no Peixe, com dois gols importantes em jogos recentes. Recém contratado junto ao Santo André, Maikon Leite caminhava para se tornar uma excelente opção de ataque para o time. Mas em um lance inusitado com o goleiro do Flamengo, Bruno, toda a empolgação do garoto de 20 anos se transformou em angústia e dúvidas. Na ocasião, Maikon sofreu uma lesão complexa no joelho direito, onde até mesmo jogar futebol, seria uma dúvida para o resto da vida do atleta.

 

O atacante rompeu quase todos os ligamentos do joelho: cruzados anterior, posterior, colateral medial, a cápsula, além de ter deslocado a rótula. Uma lesão inédita do esporte mundial, sem casos conhecidos de jogadores que tiveram o mesmo problema e voltaram a atuar. Porém, após tratamento intensivo no Centro de Excelência em Preparação e Recuperação de Atletas de Futebol (CEPRAF), o jogador começa a fazer as atividades físicas junto com o restante do elenco nesta quarta-feira (04), no treino das 9h30, no Centro de Treinamentos Rei Pelé.

Recuperação
A caminhada de Maikon Leite foi dura até a sua recuperação. Após dez dias de sua contusão, o Alvinegro Praiano contratou os melhores profissionais da área para que pudessem realizar a cirurgia no atacante. Os incumbidos da primeira etapa do tratamento foram o médico Joaquim Grava e sua equipe, com supervisão do Departamento Médico do Santos FC, comandado pelo diretor-médico César Conforti e pelo supervisor do setor, o médico Carlos Braga. Cumprido o primeiro procedimento, cadeira de rodas e muletas tornaram-se acessórios indispensáveis para Maikon Leite. Em seguida, começou seu tratamento no CEPRAF com os fisioterapeutas Avelino Buongermino e Thiago Lobo durante todo o ano de 2008. Em 2009, com o retorno do fisioterapeuta Nilton Petrone, o Filé, ao CEPRAF, o trabalho foi intensificado com o apoio deste profissional reconhecido internacionalmente por tratar de recuperação de atletas famosos em casos de gravidade, como Romário, Ronaldo Fenômeno, Marcos e outros. Outro trabalho importante feito no CEPRAF com o atleta foi a fisiologia com Rogério Neves, que acompanhou de perto as reações do jogador a todo o tratamento. Com o fim do trabalho médico, fisioterápico e fisiológico, Maikon Leite começa um novo desafio, que é o retorno às atividades físicas. Depois disso, a outra pedra no caminho do atacante será a volta do trabalho com bola antes de seu retorno ao elenco, que ainda não pode ser previsto.

Expectativa
Maikon Leite está na expectativa de voltar a treinar com o grupo. "Queria agradecer todo o apoio que o Santos FC tem me dado para minha recuperação. A diretoria por ter me passado tranquilidade, que nem pensou em reduzir meus vencimentos e tem me dado toda a ajuda possível para que eu retorne a fazer o que eu gosto, que é jogar futebol. Gostaria também de agradecer todos os profissionais que atuaram comigo nesta fase inicial, aos médicos Joaquim Grava e Carlos Braga, a todos os fisioterapeutas do CEPRAF, o Avelino, o Thiago, o Filé, ao Rogério, enfim, a todos que me acompanharam e também aos torcedores que me deram muito apoio. Estou feliz por voltar a trabalhar mais próximo de meus companheiros de equipe. Quero continuar me dedicando para logo poder agradecer ao clube e à torcida dentro de campo, marcando gols. Neste momento, é um novo desafio, recuperar a forma física para depois fazer trabalhos técnicos com bola. Vou dar tudo de mim para estar logo à disposição do professor Vagner Mancini".

Nilton Petrone, o Filé, elogiou o trabalho dos médicos que operaram o jogador. “O processo cirúrgico é a base para uma ótima recuperação. Se este é falho, não há como o atleta voltar a estar 100%”, explica. Para Filé, esta recuperação foi surpreendente. "Como disse quando cheguei ao Santos FC, o Maikon Leite é um desafio inédito em minha carreira. Eu perguntei a ele se ele tinha condições de voltar a atuar naquele momento. Ele foi muito franco e respondeu que não. Mas afirmou que faria de tudo para voltar a jogar. Então, eu só pude dizer a ele que iríamos pegar pesado no tratamento.

Então, eu só pude dizer a ele que iríamos pegar pesado no tratamento. E todos os dias ele comparecia nos horários em busca dos seus objetivos Aprendi muito com ele. Sua persistência, dedicação e entrega a sua recuperação foi algo que nunca vi. Os méritos são todos dele, que entendeu o trabalho que fazemos no CEPRAF. E este é um trabalho de equipe que começou com a parte médica, passou pelo Avelino e pelo Thiago e chegou a mim, que só empreguei meus conhecimentos técnicos dentro da vontade dele. A entrega dele na recuperação foi o que possibilitou o verdadeiro milagre dele estar apto para treinar com a equipe".

Agora, o atleta passa a ter seu trabalho mais específico com o preparador físico Flávio de Oliveira. O objetivo é recuperar a parte física do atleta para que ele chegue ao nível dos demais jogadores do elenco. Depois, virá o trabalho com bola. "Vamos dar uma atenção especial ao Maikon Leite. Queremos que ele complete sua recuperação e volte a sua melhor forma física para depois colocarmos ele à disposição do Vagner Mancini”.

Filé conta que irá colaborar com o preparador físico. "Neste momento, estarei ao lado do Flávio, pois eu participei da recuperação do atleta e sei quais são suas limitações. O importante é que ele não sinta dores no joelho, nem sofra inchaços no local. Se isso não ocorrer, ele estará liberado e evoluirá cada vez mais", explicou Filé.

No entanto, Filé não pôde responder à apenas uma pergunta: Por que Maikon voltou a treinar na metade do tempo prevista?. A resposta do fisioterapeuta foi simples. "Eu não posso responder. Apenas ele (Maikon Leite)". Na resposta, o atacante foi enfático. "Voltar a jogar futebol sempre foi minha grande motivação. Minha vida é o futebol".

O diretor de Saúde do Santos FC, o médico César Conforti, fez questão de elogiar o trabalho de sua equipe. "Tanto a parte médica como fisioterápica estão de parabéns pelo excelente trabalho". O presidente Marcelo Teixeira também congratulou sua equipe. "Isso mostra a excelência do CEPRAF em tratamento de atletas de futebol. Temos hoje uma das melhores infra-estruturas do mundo em recuperação de atletas, o que orgulha muito a mim e a todos os santistas. Parabéns ao doutor Conforti, ao Braga e ao Grava pela operação bem feita e aos fisioterapeutas Avelino, Thiago e Filé por aceitarem e irem bem neste importante desafio".


Fonte: Santos F. Clube

 
Outras Notícias
 
11/06/2011 -Borges marca no final e complica o Cruzeiro, que só empata com reservas do Santos
11/06/2011 - Tite tem ataque completo e treina bola parada para enfrentar o Fluminense
11/06/2011 -Muricy lamenta expulsão contra o Cruzeiro, mas absolve meninos do Santos
11/06/2011 - Tite evita falar em antecipar a estreia do Imperador no Timão: 'Cuidado'
11/06/2011 - Real não está disposto a pagar R$ 106 milhões para contratar Neymar

02/06/2011 - Na final! Santos empata com o Cerro com sorte e competência

02/06/2011 -Após classificação, Elano e Neymar embarcam para encontrar Seleção
02/06/2011 -Muricy é atingido por objeto na cabeça: 'Não vai acontecer nada'
02/06/2011 - Corinthians admite que Renan está muito próximo de ser oficializado
02/06/2011 - Timão empresta Edno para a Portuguesa até o final da temporada
Ver todas as notícias

 
www.giginarede.com.br - Todos os direitos reservados © 2009