Com uma ótima atuação, a equipe Mirim (Sub-13) do Santos Futebol Clube venceu o Primavera por 3 a 1, neste domingo (29), e conquistou o bicampeonato Paulista. A segunda partida da final do Estadual foi realizada no Estádio Ulrico Mursa, em Santos (Litoral de São Paulo), e os gols santistas foram marcados por Fernando (2) e Gabriel, que terminou como artilheiro da competição, com 20 tentos.
Com o título, o Peixe mantém a hegemonia no torneio, que é realizado há dois anos pela Federação Paulista de Futebol, tendo a equipe do Alvinegro Praiano como grande campeã nas duas edições. Assim como no passado, em 2009, o time foi comandado por Aguinaldo Moreira. Na campanha do bicampeonato, o Santos FC conquistou, em 22 jogos, 17 vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas, tendo marcado 48 gols e sofrido 14.
No segundo confronto final, o Peixe precisava apenas de um empate, pois, na primeira partida, o jogo terminou em 1 a 1. Como tinha melhor campanha ao longo da competição, a equipe santista jogava por dois resultados iguais.
O técnico santista comemorou muito a conquista. “Conseguimos uma vitória que coroou nossa campanha. Temos um time muito unido e aguerrido. Estou muito feliz com esse bicampeonato”, comentou Aguinaldo Moreira.
Jogo do título
Em um primeiro tempo de forte marcação, a equipe do Peixe chegava com consistência ao ataque. O Primavera tentava neutralizar os atacantes santista, Fernando e Douglas Abner, mas, aos 7 minutos da primeira etapa, na entrada da grande área, Fernando recebeu bola e pegou de primeira, mandado a bola no ângulo esquerdo do goleiro do Primavera, marcando o primeiro da partida.
O Alvinegro Praiano continuou pressionando em cobranças de escanteio e cruzamentos na área, mas só obteve êxito aos 18 minutos, em jogada individual do lateral-direito Willians, que buscou o meio-de-campo e tocou para Fernando. O atacante dominou e tocou para o fundo da rede, marcando o seu segundo gol e o segundo do Peixe.
Na retaguarda, os zagueiros Flávio e Richard, capitão da equipe, mostraram segurança e neutralizaram as investidas de ataque do time adversário.
No início da etapa complementar, o Primavera chegou a assustar, marcando seu gol logo no 1º minuto. Mas a equipe santista não se abalou e mostrou grande poder de reação. A partida chegava ao final e, aos 24 minutos, Gabriel recebeu bola de Douglas Abner, driblou o goleiro do Primavera e chutou para o gol vazio, marcando o terceiro do Peixe e o seu 18º na competição, selando a vitória santista e a conquista do campeonato.
Campanha do Peixe no Campeonato Paulista 2009
Jogos: 22
Vitórias: 16
Empates: 4
Derrotas: 2
Pontos disputados: 66 - pontos ganhos: 52
Gols pró: 46 - gols contra: 13 - saldo: 33
Goleadores santistas
Gabriel (artilheiro da competição – meia-atacante) – 20 gols
Fernando (atacante) – 10 gols
Douglas Abner (atacante) – 7 gols
Willians (lateral-direito) – 4 gols
Leonardo Carvalho (lateral-esquerdo) – 2 gols
Daniel (lateral-esquerdo) – 1 gol
Felipe Ribeiro (lateral-direito) – 1 gol
Renato Kayzer (atacante) – 1 gol
Fonte: Santos Futebol Clube
|