O Nasce um Peixe tem como propósito alcançar jovens atletas de diversas regiões do país, por isso, a primeira etapa do programa acontece nas Escolas de Futebol Meninos da Vila, franquias do Alvinegro Praiano distribuídas em diversas regiões do país.
De acordo com o coordenador de franquias do Peixe, Higor Nunes, na ocasião da seletiva, uma comissão técnica do Santos FC faz uma pré-avaliação e observam os participantes em dois treinos coletivos com 40 minutos de duração. “Os atletas são avaliados individualmente para que, através deste procedimento, sejam definidos o potencial e as habilidades dos envolvidos”.
Na segunda fase, que acontece em Santos (SP), os participantes pré-selecionados são observados pelos avaliadores técnicos. Segundo Nunes, após o término desta etapa, os atletas escolhidos são encaminhados às categorias de base correspondentes para que, lá, o técnico responsável pela equipe avalie o candidato. “O treinador é quem dá a palavra final. É ele quem decide se o atleta fica ou não na equipe. Após o veredito do técnico, o garoto só não ficará no clube por decisão própria”.
De acordo com o avaliador técnico do Alvinegro Praiano, Claudinei Oliveira, esta nova edição do Programa Nasce um Peixe e das avaliações dentro das unidades foram muito produtivas para o clube. “Conseguimos selecionar nove atletas, de diversas regiões, com excelente qualidade. São meninos com potencial, que poderão fazer parte do elenco das nossas categorias de base”.
Já Lima, ex-jogador do Santos FC e ex-técnico da base do Peixe, ficou feliz com os resultados desta etapa. “Já acompanhei outras edições destes programas como técnico e, desta vez, achei que o nível dos atletas melhorou muito. Com isso, as dificuldades em escolher novos jogadores aumenta, principalmente porque não podemos fazer nenhuma injustiça nas escolhas. O resultado disso são ganhos para o clube, que, cada vez mais, terá uma qualidade maior de atletas disponíveis”.
O Nasce um Peixe e as avaliações nas unidades da Escola de Futebol Meninos da Vila já selecionaram diversos atletas em suas edições, entre eles, jogadores que hoje fazem parte das equipes de base atuais do Santos FC, como Leonardo Assis e Leonardo Nogueira, do Mirim, Matheus Nolasco, do Infantil e Davi Nascimento de Lima e Diego Mendes, do Juvenil.
Fonte: Santos F. Clube
|