O Corinthians venceu o clássico paulista contra o São Paulo por 2 a 0 neste domingo, no Morumbi, e a vibração da torcida alvinegra foi superior a dos são-paulinos, refletindo o desempenho melhor do time do Parque São Jorge nas quatro linhas. Nas arquibancadas, a empolgação do público correspondeu ao resultado do jogo e a torcida corintiana, na média, foi a mais empolgada da partida.
Foi o que mostrou o monitoramento realizado pela IEME Brasil, empresa de engenharia consultiva especializada em análise dinâmica de estruturas, que acompanhou, por meio de sensores (acelerômetros) instalados nas arquibancadas, o comportamento da torcida dos dois times.
"O Corinthians saiu na frente e teve mais chances de gol. Essas ocorrências em campo motivaram a torcida a pular mais", analisa Marco Juliani, diretor técnico da empresa.
No começo da partida, a torcida tricolor se mostrava mais animada. O pico de vibração (355 mm/s²) foi registrado logo nos primeiros cinco minutos de jogo. Porém, com mais chances de gol, os corintianos logo equilibraram a disputa. E, com um gol aos 38 minutos, marcado por Elias, a torcida permaneceu empolgada até o encerramento do primeiro tempo. No primeiro gol, a vibração corintiana chegou a 216 mm/s².
Os primeiros minutos do segundo tempo registravam equilíbrio entre as torcidas. Mas com a consolidação da vitória do Corinthians, a animação do torcedor alvinegro foi ficando cada vez maior até que, aos 39 minutos, Paulinho tocou para a passagem de Alessandro pela direita, que foi até a linha de fundo e cruzou rasteiro para o meio da área. A bola passou por Rogério Ceni e Dentinho tocou livre para o gol. 2 a 0 para o Corinthians e novo pico de vibração: 455 mm/s².
"A comparação entre os picos de vibração dos dois times mostra vantagem de 30% para a torcida do Corinthians", afirmou o engenheiro.
Fonte: Estadão Esportes |