Nesta quinta-feira, Palmeiras e Santos se enfrentam no Pacaembu, às 21h. Enquanto o Verdão tenta se recuperar de um primeiro semestre desastroso, o Peixe volta ao Brasileirão com a cabeça na Copa do Brasil.
Depois de uma despedida melancólica no Palestra Itália - derrota para o Boca Juniors (ARG) por 2 a 0 - o Palmeiras mandará suas partidas no Campeonato Brasileiro no Pacaembu. O clássico contra o Santos será o primeiro jogo do time alviverde como mandante no estádio este ano. Da última vez que as duas equipes se enfrentaram no Pacaembu, quem se saiu melhor foi o Santos, que venceu o Verdão no Brasileirão de 2004 por 2 a 1.
O goleiro Marcos falou sobre a 'mudança' do Verdão para o Pacaembu e disse que espera se acostumar logo com a sua nova casa.
- Precisa ser a nossa nova casa. A torcida tem de comparecer como comparecia no Palestra. Já conquistamos títulos e vitórias importantes no Pacaembu e não vejo problema algum em nos acostumar a atuar lá - comentou o ídolo palmeirense, que é dúvida para a partida.
Mas uma coisa é certa no Palmeiras, o reforço de Kleber. O nome do atacante apareceu no BID na última terça-feira. Por isso, o Gladiador está liberado para formar com Ewerthon o ataque do Verdão. Felipão é outro que deve marcar presença no Pacaembu. O novo técnico do Palmeiras será apresentado antes do jogo e, apesar de ainda não sentar no banco de reservas, já estará presente, assistindo à reestreia do Alviverde no Brasileirão.
Se Luiz Felipe Scolari ainda não pôde realizar as mudanças que gostaria no time, pelo menos o clima na Academia de Futebol já está diferente. Com a chegada do técnico, tanto jogadores, quanto a torcida se mostram mais confiantes para o segundo semestre.
A tristeza fica por conta das ausência de Pierre, que está em fase final de tratamento da lesão na sola do pé direito. Por não estar 100%, o jogador deve ficar fora da partida. Com isso, Edinho e Márcio Araújo devem formar a dupla de volantes do Verdão.
O Santos, pensando mais na final da Copa do Brasil - contra o Vitória, nos dias 28 de julho e 4 de agosto - retoma as atenções para a disputa do Campeonato Brasileiro.
Em quarto lugar, com 12 pontos, o técnico Dorival Júnior terá que superar os desfalques do Peixe. Robinho, que retornou recentemente da Copa do Mundo, pediu para ser poupado e não será opção nem no banco de reservas. Além dele, o meia Marquinhos e o lateral-esquerdo Léo, com lesões musculares, também ficarão fora da partida.
Em compensação, Dorival ganhou nesta semana um grande reforço: Paulo Henrique Ganso, que está recuperado de artroscopia no joelho direito e fica como opção para o treinador.
Avaliado através do 'Soccer Test' - teste que avalia a condição aeróbia dos atletas -, o treinador santista recebeu o sinal positivo para relacioná-lo.
- O Ganso tem condições de até mais do que um tempo, se tivesse mais quatro ou cinco dias poderia até iniciar a partida - disse Dorival.
Antes do clássico, o Peixe passou por uma intensa preparação. Após a vitória por 4 a 0 contra o Vasco, pela sétima rodada do Brasileirão, o clube ficou de recesso do dia 8 a 20 de junho. Retornou aos trabalhos no dia 21 e ainda realizou dois amistosos, contra a Ferroviária e o XV de Piracicaba.
- Vai ser um jogo complicado, difícil. Primeiro pelas modificações que tivemos necessidade de fazer, segundo pela estreia do Luiz Felipe, no mínimo observando a equipe de fora já dará muita motivação ao grupo deles - explicou o técnico, que chegou a trabalhar com Felipão, ainda quando era jogador, no Grêmio.
Para o confronto, Dorival escolheu Maranhão, que vem bem nos treinamentos como substituto de Léo. Pará, então, vai para a esquerda. Alan Patrick continua na vaga de Ganso e Madson na de Robinho.
- Tudo é questão de tempo para o Alan Patrick, ainda que tenha qualidade. A equipe estava acostumada com Marquinhos e Ganso e vai levar tempo para a adaptação. É um garoto que promete - elogiou o treinador.
Dorival acredita no potencial do seu time, sensação do primeiro semestre, mas sabe que a cobrança e a marcação será mais forte agora. Recomeça, então, o sonho santista em busca da Tríplice Coroa.
FICHA TÉCNICA:
PALMEIRAS X SANTOS
Estádio: Pacaembu, São Paulo (SP)
Data/hora: 15/7/2010 - 21h (de Brasília)
Árbitro: Cléber Welington Abade (CBF-SP)
Auxiliares: Ednilson Corona (SP) e Roberto Braatz (SP)
PALMEIRAS: Deola (Marcos); Vitor, Maurício Ramos, Danilo e Gabriel Silva; Edinho, Márcio Araújo, Cleiton Xavier e Lincoln; Ewerthon e Kleber. Técnico: Flávio Murtosa.
SANTOS: Rafael; Maranhão, Edu Dracena, Durval e Pará; Arouca, Wesley, Alan Patrick e Madson; Neymar e André. Técnico: Dorival Júnior.
Fonte: Lancenet |