- Prefiro não comentar em cima de hipóteses, mas sei que ele deve ser convocado. O pensamento da diretoria do Santos é de que a Seleção Sub-17 já é passado e que o Neymar já ultrapassou essa barreira em sua carreira - afirma o diretor de futebol do Santos, Adilson Durante.
Em abril, o Peixe se envolveu em uma grande saia-justa com a CBF por conta do atacante. Neymar havia sido convocado para a disputa do Sul-Americano Sub-17, mas, como o Santos estava envolvido na disputa das semifinais do Campeonato Paulista, a entidade aceitou o pedido de desconvocar o jogador. Na ocasião, o supervisor da Seleção Brasileira, Américo Faria, criticou a postura santista no caso:
- Buscamos escolher os melhores para que o Brasil seja bem representado. Acho que o Neymar é um jogador de muito futuro, mas tem que seguir passo a passo para não jogar uma responsabilidade maior em cima de um jovem
Por se tratar de uma competição organizada pela Fifa, a liberação de Neymar do Mundial é tarefa complicada. O atacante santista está na pré-lista de jogadores que podem ser chamados pelo técnico Lucho Nizzo para a competição. O anúncio pode ser feito em no máximo duas semanas, período em que o treinador já terá retornado da disputa da Copa Sendai, no Japão.
Para o empresário de Neymar, Wagner Ribeiro, a possível solicitação da diretoria santista não deve ser aceita pela CBF. O agente acredita que o Peixe tinha razão ao pedir a liberação do jovem de 17 anos do Sul-Americano.
- Não concordo com essa possível postura do Santos. O Neymar tem como meta na carreira e para seu currículo ser campeão do mundial. Eu acho que não tem como o clube pedir a liberação, já que é uma data Fifa e um campeonato organizado por ela. Ceder o jogador é obrigação do clube. A liberação só pode acontecer se houver um acordo, mas acho difícil. Em outro momento, eu era a favor e achei que ele deveria ficar para disputar as finais do Paulistão para amadurecer. Mas agora estamos falando de um campeonato mundial... - finalizou Ribeiro.
Caso o Santos resolva se posicionar contra a convocação de Neymar, o próprio técnico Vanderlei Luxemburgo deve ser pego de surpresa. Há algumas semanas, ele declarou que o atacante tinha de passar pelas seleções de base para conquistar maior experiência:
- O Neymar tem de jogar em seleção de base. Precisa de amadurecimento. Na História do futebol brasileiro, a maioria dos nossos craques passaram por seleções de base: Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo, Romário, entre outros. Ele (Neymar) precisa girar mais.
Fonte: Lancenet |