O West Ham ofereceu 15 milhões de euros (cerca de R$ 34 milhões) por Neymar e o Werder Bremen, 4 milhões de euros (aproximadamente R$ 9 milhões) pelo polivalente Wesley, mas ambas acabaram sendo recusadas.
Paralelamente a isso, porém, os europeus tentaram seduzir o atacante e o volante, oferecendo propostas salariais astronômicas. De acordo com o gerente do departamento jurídico do Santos, Fabio Gonzalez, aparentemente há elementos necessários para que o clube entre com um processo na Fifa.
- Estamos avaliando se existem elementos para iniciar uma denúncia de aliciamento na Fifa, contra os clubes assediadores. Estamos pesquisando em matérias da imprensa do exterior e brasileira sobre o que foi publicado. Se existirem elementos necessários, vamos processar, sim. Não vamos admitir aliciamento dos nossos jogadores - garante.
O problema para o Peixe, no entanto, será provar a atitude dos clubes. Isso porque, segundo o advogado especialista em direito desportivo, Bichara Neto, muitas vezes uma terceira pessoa, como um empresário, realiza o contato com o jogador.
- Isso dificulta a caracterização da prova do aliciamento. Se o Santos tiver uma prova cabal do contato direito do clube com o jogador, pode ir à Fifa para denunciar e pedir as sanções disciplinares contra o clube em questão - explica o advogado.
Caso o departamento jurídico do Peixe encontre as provas necessárias do aliciamento neste sábado ou domingo, o Santos promete entrar com o processo na Fifa contra os dois clubes já nesta próxima semana.
Bate-Bola com Fábio Gonzalez, gerente jurídico do Santos
O que a Fifa diz sobre a prática de aliciamento?
Está previsto no artigo 17 do regulamento da Fifa uma punição aos clubes por assédio de jogadores. Estamos estudando se os atos praticados se enquadram na legislação, para tomar uma ação jurídica.
E o que configura esse aliciamento aos atletas?
Quando um clube deixa de negociar com o outro clube empregador e passa a tentar atrair o jogador com vantagens e promessas, sem estar no contexto de uma negociação.
Como foi a postura do Werder Bremen e do West Ham?
Aparentemente, o Werder foi mais discreto e teve uma postura mais moderada. O West Ham foi mais agressivo, pelo que vimos na imprensa europeia. O (João Vicente) Gazolla (advogado do Santos) está estudando e pesquisando na imprensa inglesa e, depois, vamos pesquisar na imprensa alemã.
Pelo que viu dos casos, acha que terá base para processar?
Aparentemente, há elementos para entrar com o processo, mas isso precisa ser feito com mais ponderação.
Quais seriam as provas desse aliciamento aos atletas?
Basicamente, o que sabemos pela imprensa. Vamos ver o que foi registrado e, a partir da apuração dessas leituras, possivelmente vamos notificar a Fifa.
Fonte: Lancenet |